O prefeito Ed Thomas recebeu nesta segunda-feira (26/09) no gabinete do Paço Municipal, a equipe do Programa Abraçar, Gilson Silva, Rodrigo Rubes e Ronald Ricci da farmacêutica Boehringer Ingelheim e a médica Dra. Luciana Ferri. O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Na ocasião foram apresentados os resultados da parceria-público-privada para diagnóstico e tratamento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), cujo convênio foi estabelecido no início do ano passado com a Sesau.

De acordo com os dados do DATASUS, houve uma diminuição de mais de 15% em relação aos óbitos hospitalares por DPOC. A parceria, que não tem custos para o município, tem como objetivo promover ações de saúde, acesso ao tratamento e capacitação da equipe médica.

Durante a reunião foram apresentados ao prefeito, que também é o atual presidente da Unipontal, os principais resultados conquistados pelas equipes de saúde. A intenção é que os benefícios do convênio possam ser ampliados para outros municípios da Unipontal. O projeto já é desenvolvido em outras cidades como Marília e Araçatuba.

- Sobre o Programa AbraçAR

O Programa AbraçAR é uma plataforma de serviços com ações estruturadas que fortalecem o aumento do diagnóstico e tratamento da DPOC, proporcionando redução no tempo da jornada e dos custos de hospitalizações para municípios e estados.

Desde 2012, a companhia realiza gratuitamente, em parceria com secretarias municipais, estaduais e instituições de saúde, exames de espirometria de acordo com a solicitação e a autorização dos serviços, além de promover programas de capacitação de agentes e profissionais de saúde. A cabine realizou aproximadamente 9 mil espirometrias em 2021 e tem a expectativa de fechar 2022 com cerca de 70 mil exames em todo país.

- SOBRE A DPOC

A doença pulmonar obstrutiva crônica é uma condição progressiva e séria que limita o fluxo de ar nos pulmões e afeta a qualidade de vida dos pacientes, por produzir sintomas como tosse crônica, expectoração e falta de ar, que muitas vezes impedem a realização de atividades básicas do dia a dia.

No Brasil, quatro brasileiros morrem por hora, 96 por dia e 40 mil todos os anos em decorrência da DPOC. O tabagismo é o principal fator de risco para a doença, seguido de exposição ocupacional e ambiental envolvendo vapores químicos, poeira e outras partículas que provocam inflamação pulmonar.