O secretário municipal de Saúde de Presidente Prudente, Dr. Breno Erbella Casari, o coordenador médico da pasta no município, Dr. Marcelo Martins Cayres, e a diretora de Saúde de Álvares Machado, Neide Castilho, estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (20/03) com as coordenações da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) e o pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, no campus 1. O encontro, realizado numa das salas de reunião da reitoria, foi para alinhar propostas para o próximo semestre e reafirmar a parceria academia-serviço já existente nas unidades de saúde dos dois municípios, por meio do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP). Esse programa permite a aproximação do aluno de medicina com a prática médica no âmbito da saúde coletiva.

Também estiveram na reunião as coordenadoras da Famepp, Nilva Galli (acadêmica), e Ilza Martha de Souza (administrativa), além do coordenador do PAPP, o professor Alex Wander Nenartavis. Planos de ações emergenciais, a exemplo do pós-Covid-19, campanhas de imunização e a atual situação epidemiológica que enfrenta os municípios quanto à dengue foram tratados.

O coordenador do PAPP explicou que por meio dessa parceria, o que se pretende também é melhorar os indicadores do Programa Previne Brasil, que busca priorizar a qualidade do atendimento às mulheres na Atenção Primária à Saúde, também chamada de Atenção Básica. Esse modelo, segundo o professor Alex, tem caráter resolutivo para sanar até 85% das queixas da população, o que desafogaria o número de atendimentos em hospitais, por exemplo. Daí a importância da parceria junto aos dois municípios e investimentos na Atenção Básica.

Dr. Breno Erbella Casari, que está secretário municipal de Saúde de Prudente desde o dia 2 de fevereiro deste ano, quando foi nomeado pelo prefeito Ed Thomas, disse que sempre estará aberto ao diálogo e que ter a Unoeste como parceira na saúde municipal é de fundamental importância.

“Nós temos os mesmos ideais, as mesmas ideias. Assim como a universidade trabalha para que forme os melhores profissionais, a Prefeitura espera, por meio dessa parceria, entregar à população um trabalho de qualidade”, destacou o secretário