A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou neste último sábado, dia 25 de março, em várias unidades e estratégias, o Mutirão de Saúde, onde foram realizados dezenas de atendimentos, que somados ao primeiro mutirão, totalizam mais de 1700 serviços.

Conforme balanço, nesta ação (25/03) foram realizadas 157 avaliações odontológicas, 192 coletas de preventivo, 112 testes rápidos para detecção de HIV e Sífilis, além de 109 pedidos de mamografias, totalizando 570 serviços prestados neste dia.

Somados a primeira ação, (15/03) onde foram prestados 1.172 serviços. Totalizando mais 1.700 serviços ofertados durante os mutirões do março lilás que é alusivo à prevenção do câncer de colo do útero e também ao mês das mulheres em referência ao Dia Internacional das Mulheres.

A enfermeira da saúde da mulher da Sesau, Priscila de Oliveira Miyoshi, ressalta que os mutirões de saúde da mulher são ações extremamente importantes, pois, com as realizações de exames preventivos como papanicolau, testes rápidos, avaliação odontológica e mamografias.

“Podemos impedir doenças ou diagnosticá-las no início, tendo mais sucesso aos seus tratamentos. Além disso, os mutirões ocorrem em horários diferentes em que as unidades estão abertas normalmente (horário comercial e dias de semana) facilitando o acesso das mulheres, que trabalham ou por outros motivos tem dificuldade de irem até as unidades”, conclui.

- UBS São Pedro

Para receber as pacientes, cada unidade preparou uma decoração, na UBS São Pedro foram colocadas bexigas na cor lilás alusivo à campanha, além de oferecer mimos para as pacientes. Na UBS São Pedro, o momento foi intenso durante toda manhã do último sábado: foram 20 coletas de preventivo; 22 Mamografias; 23 Testes rápidos e 30 Avaliações odontológicas.