A exposição ao ar livre do projeto “Ensinanças na e da cidade - CAU EDUCA Presidente Prudente”, realizada por alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia e Engenharia Ambiental da FCT-Unesp, que envolveu discussões em grupo, caminhadas no parque e produção artística com os alunos da turma do 5° ano A da Escola Municipal Rosy Odetty Roriz Brandão, fica disponível para visitação até esta quinta-feira (21/09), no Parque do Povo.

O público pôde apreciar as obras que estão expostas nas proximidades da Avenida Celestino José Figueiredo. O evento teve abertura no dia 14 de setembro, dia em que foi comemorado o 106º aniversário da cidade de Presidente Prudente.

As atividades propostas possibilitaram desenvolver habilidades de observação, representação, análise e coleta de dados e, sobretudo, formas de expressão artística e meios para ilustrar a paisagem, valorizando a diversidade, cidadania, sustentabilidade e o protagonismo dos jovens, dos eventos e das intervenções realizadas nas ruas, nas praças, nas escolas e demais espaços públicos da cidade.

O objetivo é de promover a educação urbanística e ambiental por meio de atividades com alunos do ensino fundamental da rede pública de Presidente Prudente, focando no aprendizado com relação ao olhar da criança sobre a cidade, a paisagem construída e a natureza.

“Desde o começo as crianças tiveram um caderno onde foram registrando visualmente as suas impressões. Esses registros trouxeram subjetividades dos olhares. É a arte que permite desenvolver essa subjetividade. Além disto, também trouxe uma inovação que é a valorização do saber e do registro da criança, desse processo criativo da criança nesta exposição do Parque do Povo", explica a professora Dra. Katia Maria Roberto de Oliveira Kodama, do departamento de Educação, uma das coordenadoras do projeto.

Além de Kodama, coordenam o projeto as professoras doutoras Thamine de Almeida Ayoub Ayoub e Solange Moura Lima de Aragão, do departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Segundo a professora Dra. Katia, o projeto trouxe o próprio currículo desenvolvido na escola, como ecologia, a cidade e patrimônio. “Nós trouxemos isso para ser lido e visto na própria cidade onde as crianças moram. Foi muito gratificante discutir com as crianças o que era patrimônio e elas já terem uma definição disso. Mas foi bem diferente quando nós as trouxemos aqui no Parque do Povo e elas foram discutindo com a gente o que era esse conceito de patrimônio na realidade da cidade em que elas vivem. Então, o projeto agregou uma série de inovações, parceria de diferentes ciências, níveis de conhecimento diferentes, o conhecimento da universidade e da escola, mas principalmente o conhecimento e protagonismo da criança.”

Para a aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo, Giovana Dal Pozzo, o projeto foi uma ótima oportunidade para promover a educação urbanística e ambiental, além de experienciar a cidade através da deriva e da percepção diferenciada das crianças.

“Enquanto estudante de Arquitetura e Urbanismo pude entender como elas se inserem no espaço urbano e as relações que desenvolvem com e sobre ele, bem como as sensações experimentadas. Tive a chance de desenvolver outras habilidades de comunicação, aprender novas maneiras de me expressar e reconhecer o outro, o que vai além da questão profissional e acadêmica, sendo um diferencial que é proporcionado pelo programa de Extensão Universitário.”

A futura arquiteta acredita que o projeto foi importante para sua formação. “Acredito que o Ensinanças foi um projeto piloto enriquecedor em todos os aspectos proporcionados por ele, com grande capacidade para ser ampliado e oportunizar ainda mais o reconhecimento da cidade, o estímulo à cidadania, à diversidade e às práticas espaciais mais sustentáveis”, finaliza Dal Pozzo.

O projeto “Ensinanças na e da Cidade: CAU EDUCA Presidente Prudente” é uma parceria entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia da FCT Unesp com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (FUNEP), além do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), sendo também o financiador do projeto. A proposta concorreu no Chamamento Público nº 008/2022 do CAU/SP, que visa apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas em arquitetura e urbanismo para fins de educação urbanística e ambiental de crianças do ensino fundamental no Estado de São Paulo. As ações tiveram início no mês de maio deste ano com a assinatura do Termo de Fomento nº 002/2023-CAU/SP.

 

(Com colaboração da Assessoria de Imprensa FCT Unesp/ Presidente Prudente)

Fonte: Secretaria de Comunicação