Marcada para acontecer entre os dias 16 e 20 de outubro, a 2ª Feira de Ciências e Tecnologia do Oeste Paulista, além de oferecer uma série de atividades, como palestras e workshops, também premiará os projetos científicos submetidos pelas escolas estaduais e técnicas da região.

Segundo a comissão organizadora, liderada pelo prof. Dr. Valdemiro Júnior, a Feira conta até o momento (21/09) com 32 projetos de ciências das escolas estaduais, que estão divididos da seguinte forma:

- Ciências da Natureza: 18;

- Ciências Humanas e Sociais: 5;

- Desafios Matemáticos: 4;

- Linguagens: 5.

Já as escolas técnicas ETEC Arruda Melo, ETEC Colégio Agrícola, ETEC Carmelina Barbosa, Instituto Federal de Presidente Epitácio, SESI e SENAI submeteram um total de 38 projetos, que serão apresentados no encerramento da feira, dia 20/10, com início às 18:00 horas, no Centro Cultural Matarazzo.

Submissões vão até o dia 02/10

Para submeter o trabalho, as escolas estaduais deverão preencher o formulário disponível no site www.inovaprudente.com.br/projetosfeira. Nessa categoria, os projetos serão avaliados por uma equipe de professores formada pelas instituições participantes da Feira.

Já os alunos das escolas técnicas deverão entrar em contato com seu professor ou coordenador, que irá fornecer as instruções necessárias. Neste caso, os projetos serão avaliados por um corpo de docentes da UNESP.

Critérios de avaliação

Os projetos/estudantes serão avaliados em uma escala de 0 a 5 (sendo 0 conceito mínimo e 5 conceito máximo) que analisará os seguintes critérios:

a) Planejamento e Execução do Projeto

b) Criatividade e Inovação

c) Relevância Social, Científica, Econômica, Ambiental, Artística e/ou Cultural

d) Argumentação.

A organização da Feira concederá uma premiação para os projetos classificados como primeiro, segundo e terceiro lugar nas categorias MIRIM (estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental), JÚNIOR (estudantes dos 6º, 7º e 8º anos do EF); MASTER (estudantes do 9º ano do EF, 1ª, 2ª e 3ª séries do EM e EJA) e TÉCNICO (estudantes das escolas técnicas).

As escolas técnicas e estaduais que mais submeter projetos também serão premiadas.