Os alunos da escola municipal Domingos Ferreira de Medeiros e da Deputado Carlos Castilho Cabral, que integram o Programa de Educação Integral Cidadescola, realizaram a primeira oficina de educação fiscal, com o tema “Patrimônio Público”. A ação envolve 470 alunos de 28 escolas que compõem o Programa.

As atividades foram desenvolvidas nessa segunda-feira (25/09), com alunos do 5º ano, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. A previsão é de que as oficinas sejam concluídas no dia 20 de outubro.

A educação fiscal na escola é um processo produtivo que visa à construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania, objetivando e propiciando a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado.

Foram oferecidas atividades como palestras com conteúdos sobre a organização do Estado, tributação, gasto público e controle social. Sendo viabilizadas pelo Grupo de Educação Fiscal Estadual de São Paulo - GefeSP, e coordenado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, por meio do Centro de Educação Fiscal da Escola de Governo do Estado de São Paulo – Egesp.

A atividade foi ministrada pelo instrutor Edmar, acompanhado da secretária municipal de educação professora Sirlei Oliveira e pela coordenadora pedagógica Aline Feba.

Mais sobre o projeto

O GefeSP é composto por membros da Secretaria Estadual da Educação, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, da Receita Federal e da Controladoria Geral da União. Juntos, desenvolvem uma série de ações educativas que são direcionadas a diversos segmentos da sociedade, com o objetivo de estabelecer uma relação de proximidade entre o Estado e a sociedade.