A Secretaria Municipal de Educação, junto às escolas, nesta quinta-feira (28/09), realizaram a aplicação de um simulado no modelo do SAEB (Sistema de Avalição da Educação Básica) para cerca de 1.700 alunos matriculados no 5º ano da rede municipal.

O SAEB é uma ação para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem, realizado pelo Governo Federal.  A partir da realização da prova, são oferecidos subsídios para identificação de problemas, avaliação desempenho, e para apoio à tomada de decisões posicionamento local em relação aos padrões nacionais.

Além da aplicação, durante a semana, também foi realizado o projeto  “Foco no SAEB”, com um conjunto de ações para auxiliar os gestores escolares. A primeira ação do projeto envolveu planejamento e formação aos gestores escolares, orientados pelo coordenador técnico do ensino fundamental e supervisor, Edimar Aparecido da Silva, e da supervisora de ensino, Mara Suzete Pereira Cabral do Amaral.

A segunda ação explicou aos alunos o funcionamento e a importância da prova. E na sequência, a realização do simulado a fim de que a análise do desempenho da avaliação auxilie no planejamento de outras ações até a data oficial da realização do SAEB.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Sirlei Oliveira, a realização do SAEB é fundamental para monitorar e melhorar a qualidade da educação, tanto a nível individual das escolas quanto a nível nacional, contribuindo para um sistema educacional mais eficiente e equitativo. E este projeto visa apresentar a importância desta avaliação para toda a comunidade escolar, haja vista que avaliar desempenho subsidia a melhoria contínua.