A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em conjunto com o Centro Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, realizaram a I Semana Municipal de Fisioterapia, que aconteceu entre os dias 09 e 11 de outubro de 2023 para marcar o Dia Nacional do Fisioterapeuta, comemorado em 13 de outubro.

As atividades foram realizadas no Centro Municipal de Reabilitação e Fisioterapia (CRF), das 7h às 13h, com a participação de todos os fisioterapeutas lotados na Secretaria Municipal de Saúde, fisioterapeutas do Programa de Residência da UNESP, que prestam serviço nas Unidades de Saúde do município, além das outras universidades parceiras, como o Centro Universitário Toledo e a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

De acordo com a fisioterapeuta do Centro, Edilene Regina Squizatto, o objetivo da Semana foi promover a educação continuada aos profissionais, promover o aperfeiçoamento da rede de atendimentos fisioterapêuticos, gerando conhecimento a todos os profissionais das possibilidades de encaminhamento, organizar a assistência na atenção primária e secundária para otimização dos atendimentos, além de promover interação, cuidado e acolhimento para os profissionais fisioterapeutas do município.

No primeiro dia, segunda-feira (09/10), foi abordada a atualização sobre o Tratamento Fisioterapêutico nos diagnósticos de maior demanda no município, com fisioterapeutas convidadas:

· Lombociatalgia: Fisioterapeuta do Instituto Reabilitá, Rayza Fabiane Fell Marques, que ministraram sobre o tratamento fisioterapêutico nos diagnósticos de maior demanda no município, como dor lombar, acidente vascular cerebral e gonartrose.

· Gonartrose: Fisioterapeuta do Instituto Reabilitá, Mariana Bonilha Scarelli Figueredo;

· AVC: Fisioterapeuta do Instituto Reabilitá, Ana Beatriz S. Pignatti.

Terça-feira, segundo dia da Semana Municipal, foi oferecido um café da manhã com a presença de representante da Secretaria de Saúde e uma apresentação dos profissionais de cada local sobre os trabalhos existentes no município, incluindo as Universidades parceiras, que contou com a com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Breno Luis Erbella Casari.

O último dia da Semana, na quarta-feira, dia 11, foi realizada uma reflexão com o tema “como estou me cuidando para não adoecer e continuar cuidando do outro”, para os fisioterapeutas atuantes no município, com a psicóloga convidada Larissa Gonçalves Ferreira de Lima.

A fisioterapeuta do Centro, Edilene Regina Squizatto, agradeceu aos palestrantes, que colaboraram com a realização do evento de maneira voluntária, contribuindo para o sucesso do evento e para a garantia da formação de qualidade aos profissionais que integram o Centro.

O secretário da Sesau, Breno Erbella Casari, que também esteve presente na Semana, parabenizou à equipe e ressaltou sobre a importância de momentos como este, que contribuem para a troca de experiências e aperfeiçoamento profissional.