O secretário Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), Breno Erbella Casari, e a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, estão em Brasília para participar da Reunião Nacional para Período de Alta Transmissão de Arboviroses e Atualização nas Técnicas de Controle do Aedes aegypti, promovida pelo Ministério da Saúde, que vai até sexta-feira (27/10).

A finalidade do encontro, que reúne municípios de todo o país, é analisar e debater o cenário atual da situação epidemiológica no Brasil, além de discutir novos modelos de gestão integrada para o enfrentamento das arboviroses.

Para debater sobre o enfrentamento à doença, estão reunidos representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Fiocruz, entre outras importantes instituições, para analisar o cenário da dengue, chikungunya e zika vírus e os tipos que circulam no país.

Conforme a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, a principal preocupação do cenário é a circulação do sorotipo 3. “Atualmente, em Prudente, há a circulação dos sorotipos 1 e 2, porém o sorotipo 3 já foi registrado na cidade, a primeira vez em 2007”.

Ainda de acordo com Bertacco, na programação de quarta-feira, está prevista a apresentação de novas estratégicas a serem executadas pelos municípios no verão de 2024. Como novas estratégias, está previsto o uso de mosquitos geneticamente modificados e a utilização do método Wolbachia.