Neste feriado prolongado, de 1º a 3 de novembro, Presidente Prudente receberá o espetáculo gratuito “180 Dias de Inverno”, do Coletivo Binário no Teatro Paulo Roberto Lisboa, às 20h, no Centro Cultural Matarazzo.

A peça é inspirada na obra do artista plástico brasileiro Nuno Ramos, e utiliza de uma linguagem narrativa, intimista e poética, recheada de metáforas e elementos fantásticos  para relatar os seis meses de um homem cuidando de sua esposa, uma mulher atormentada por uma grave doença. Escrito durante os pequenos momentos do dia que podia descansar ou nas noites em que não conseguia dormir, ele descreve suas incertezas, desejos, dúvidas e medos, durante este período de cuidado.

O espetáculo é um relato poético e duramente real de um ser humano em sua batalha diária para salvar sua companheira e a si mesmo desse inimigo invisível. Um amor imenso e cansativo, que deve dizer a todo instante: “eu quero você mesmo assim”.

O Coletivo usa referências de dança-teatro, vídeo-arte, instalação, música experimental, cinema (stop motion e desenho animado) e teatro pós-dramático para mostrar, de forma crua e ao mesmo tempo delicada, a iminência de um desastre na vida de um casal. O espetáculo estreou em 2010, já foi assistido por mais de 120.000 pessoas.

Vale lembrar que a classificação indicativa da peça é de 14 anos e os ingressos são gratuitos. A retirada do ingresso deve ser realizada 30 minutos antes da peça, na bilheteria do teatro, ou antecipado pelo site www.coletivobinar.com.br.

O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultural (Secult), em realização com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa.