A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) promoveu diversas atividades durante esta semana para marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira, dia 20, no Estado de São Paulo e em outros cinco estados.

Nas atividades, o tema foi abordado de forma reflexiva, de conscientização e sensibilização sobre o racismo. Em uma das aulas preparadas sobre a temática, os alunos do Programa de Educação Integral Cidadescola da E.M. Rotariano Antônio Zacharias, na oficina Hora do Conto, conheceram a obra ‘A Cor de Caroline’, do autor Alexandre Rampazo.

No contexto da história conhecida pelos alunos, a personagem Caroline, de cor em cor, percebeu que não importa o tom de pele, que são iguais. Assim, entendeu que a cor de sua pele é linda. No decorrer da história, é possível perceber a diversidade e a unidade do mundo.

Posteriormente, os estudantes produziram coletivamente um painel relacionado ao tema, que evidenciou o desrespeito relacionado ao preconceito sofrido pelos negros e que deve ser combatido. 

Fonte: Secretaria de Comunicação