A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), firmou mais uma parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). A partir de agora, a instituição também integra a campanha de educação ambiental desenvolvida pela Semea, que objetiva o descarte correto e consciente do óleo de cozinha usado.

Os campus 1 e 2 da universidade já receberam os coletores gigantes, as bombonas, onde podem ser depositadas as garrafas pets com óleo de cozinha usado. Eles foram entregues na manhã de quarta-feira (27/03) pelo secretário da Semea, Bill Paschoalotto, que também é professor da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste e recebidos pelo coordenador e responsável técnico pela Divisão de Saneamento Básico, o professor André Turin, que representou na ocasião a arquiteta urbanista, Yeda Ruiz Maria, professora da Unoeste e que integra o Programa Unoeste Sustentável, a Comissão Municipal de Educação Ambiental e o Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Foi Yeda quem intermediou, em 2023, um termo de cooperação técnica entre a Unoeste e a Semea, o que gerou abertura para essas parcerias, por meio do projeto de extensão ‘óleo de cozinha usado – ecopontos de entrega voluntária na Unoeste’.

Importância da mobilização

O chefe da pasta municipal do Meio Ambiente lembrou que essa ação já é realizada em cerca de 10 escolas municipais. Entre as universidades, a Unoeste é uma das primeiras parceiras a aderi-la por já incentivar essa prática da consciência ambiental junto à sua comunidade acadêmica. Até o meio do ano, a expectativa é de o número de pontos de arrecadação chegue a 50.

“O descarte irregular do óleo de cozinha traz uma série de problemas, não só para a questão dos encanamentos, mas para o meio ambiente no geral. Como temos visto que a campanha tem dado muito certo, esse ano começamos a expandir para locais que poderiam nos ajudar. E a Unoeste é uma parceira de longa data, tem essa consciência ambiental, é uma instituição que forma cidadãos de várias áreas para o futuro. Esse é um local onde temos formadores de opinião, desde os alunos até os professores, toda a parte administrativa. Então ter a Unoeste ao nosso lado é a certeza de que essa campanha vai dar ainda mais certo”.

O professor André Turin, por sua vez, reforça a importância de quem puder fazer adesão à campanha de forma contínua. “Os coletores foram colocados estrategicamente em locais onde o público em geral tem acesso, então não só a comunidade acadêmica, mas inclusive a comunidade externa que circula no entorno dos dois campi poderá trazer seu óleo para que ele seja destinado corretamente”.

A importância do descarte correto

Um litro de óleo de cozinha pode poluir até 20 mil litros de água e trazer sérias consequências para o meio ambiente. É uma informação que muitas pessoas desconhecem e, por isso, no dia a dia, por falta de informação, acabam descartando de forma errada o óleo de cozinha usado, despejando na pia ou de outras maneiras incorretas.