Além de avaliações sobre este ano, reunião serviu para tratar possíveis planos do Pape para 2020

O Governo de Presidente Prudente, por meio das secretarias de Educação (Seduc) e Saúde (Sesau), em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e o Hospital Regional ‘Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, realizou nesta sexta-feira (06/12) o encerramento das atividades do Pape (Programa de Apoio Pedagógico Especializado).

No encontro, realizado no Ceforppe (Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação), foram feitas as avaliações sobre a atuação do programa neste ano, e os possíveis planos para avanços no atendimento para o ano de 2020.

A secretária de Educação, Sônia Maria Pelegrini, afirma que o Pape é de suma importância para o desenvolvimento completo e na melhora da aprendizagem. Já a pediatra do HR, Elza Utino, acrescenta que o programa é extremamente necessário para da saúde da criança e ressalta que o mesmo atua na base da saúde do cidadão, nos primeiros anos de vida. “Só temos a parabenizar a equipe pela atuação grandiosa que o projeto desempenha para a sociedade”.

O também médico pediatra Daniel Honorato de Barros, da Unoeste, explica que o Pape traz um novo aspecto para os que atuam na medicina, “onde médicos estão aprendendo a lidar com casos que influenciam diretamente na educação”.

“Certamente esse programa afetará positivamente a vida dos estudantes, pois, de acordo com pesquisas, quanto menos os problemas de aprendizagem, mais são as possibilidades de integração social e prevenção das vulnerabilidades na infância, adolescência e idade adulta, como o uso de drogas, por exemplo, contribuindo para um comportamento mais assertivo durante toda a vida”, pontua Barros.

O programa – o Pape tem como objetivo atender estudantes do Sistema Municipal de Ensino que apresentem dificuldades ou distúrbios de aprendizagem e de ordem psicossocial. Assim, a iniciativa atua conforme o estabelecido no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e nas estratégias do Plano Municipal de Educação, no sentido de que a inclusão de todos os estudantes só ocorre efetivamente quando há sucesso na aprendizagem.

Para efetivo funcionamento do Pape, o Governo tem parceria com a Unoeste e convênio com HR para avaliar e atender os estudantes, e conta ainda com uma empresa para atendimento multiprofissional e apoio da Secretaria de Saúde. Os atendimentos serão realizados por médicos pediatras e residentes em pediatria, com a promoção de exames e diagnósticos, bem como psicólogos, psicomotricistas, fonoaudiólogos, psicopedagogos e pedagogos.

No levantamento inicial, por meio de relatórios respondidos pelas equipes escolares, mil alunos foram identificados com necessidade de atendimento, o que representa pouco mais de 10% dos alunos do Sistema Municipal de Ensino. Somente neste ano, foram atendidos 4%.

Além dos já citados no texto, estiveram presentes no encontro a coordenadora de Gestão Pedagógica da Seduc, Márcia Janial; e a equipe multidisciplinar da secretaria que atua no Pape; os parceiros no programa, sendo as médicas Kety Kimi Saito Katuta, da Secretaria de Saúde; Flávia Bernardi, do Hospital Regional; as residentes em pediatria, sendo elas Amanda Meyer, Jessica Cândida de Oliveira, Bruna Pereira Bonfim e Luíza Araújo; além dos alunos do 10º Termo de Medicina da Unoeste.