A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), deu início nesta segunda-feira (24/02) aos atendimentos no Pronto Atendimento de Apoio à Dengue Tipo B, instalado no Cohabão, para atender pacientes encaminhados pelas UBSs e ESFs.

O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, com foco em casos que necessitam de hemograma e hidratação endovenosa, que são os de dengue tipo B, cujos sintomas são mais graves.

A ação faz parte das medidas para combater a alta nos casos de dengue na cidade, que já ultrapassaram 1.800 confirmações.

Neste primeiro dia, o local recebeu manutenções, como instalação de novas torneiras nos bebedouros, cadeiras e um novo ar-condicionado para melhor atender os pacientes.

A secretária da Sesau, Débora Tiezzi, acompanhou o primeiro dia de atendimentos. De acordo com a secretária, a ação tem como objetivo desafogar as UPAs e oferecer um atendimento mais humanizado.

“Estamos criando esse espaço para garantir um atendimento ágil e especializado, proporcionando o tratamento necessário para os pacientes com dengue tipo B, sem sobrecarregar as UPAs”, explicou a secretária.

O Apoio Dengue vai oferecer atendimento médico, medicação, hidratação e orientações sobre o desenvolvimento da doença, além de encaminhar pacientes para acompanhamento especializado. No entanto, os atendimentos no local ocorrerão mediante encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ou seja, para quem estiver com sintomas, o primeiro passo é procurar a UBS mais próxima, onde será atendido e passará por triagem.

Os pacientes com dengue tipo A continuam sendo atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), enquanto aqueles classificados como tipo B serão direcionados para o PA Cohab. Já os casos mais graves, com sinais de alerta, como dor abdominal intensa, prostração, sangramentos ou confusão mental, devem procurar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento.

Dados atualizados

Os dados atualizados nesta segunda mostram que Presidente Prudente tem neste ano 1.865 casos confirmados de dengue, além de 8.484 notificações, e três óbitos confirmados. 

Fonte: Secretaria de Comunicação