Pronta para receber instituições, escolas municipais e colégios particulares, a Cidade Mirim, estrutura permanente do programa ‘Agente de Trânsito Mirim’ de educação para o trânsito, foi inaugurada nesta segunda-feira (24/02), na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em segurança Pública de Presidente Prudente (Semob).

O espaço foi inaugurado com a presença das crianças assistidas pela Associação S.O.S, que vivenciaram a experiência prática e interativa sobre o trânsito e a dinâmica de uma cidade e, ao fim do curso, receberam certificado e uma CNH personalizada.

A inauguração também contou com a presença do vereador Douglas Kato, que foi vítima de um acidente de trânsito há 20 anos, em outubro de 2004, que o deixou paraplégico. Ainda participaram o secretário da Semob, Adauto Bebiano, a equipe do Detran-SP e assessor do vereador Mauro Neves, Jorge de Deus.

De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito da Semob, Luiz Henrique Oliveira da Cruz, o espaço foi criado na sede da pasta para oferecer às crianças uma estrutura de qualidade, mais próxima à realidade das ‘ruas’, com uma melhor circulação. 

Ainda segundo o coordenador, o projeto será mantido nas escolas. O cronograma de 2025 está sendo construído, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), previsto para ser iniciado em março.

O coordenador comentou que está sendo elaborado um projeto piloto para a expansão do projeto a outras cidades da região de Prudente. O primeiro município contemplado será Anhumas, que visitará a Cidade Mirim no dia 12 de março, às 8h30.

“A gente sabe que o trânsito da região acaba desaguando aqui em Presidente Prudente. Então, nada melhor que a gente já conscientizar as crianças desde pequenas. Essas crianças vão cobrar os pais e, assim, a gente conscientizando o pessoal da região, os motoristas, os motociclistas, o ensinamento vai ser refletido em todo entorno”, explicou Luiz Henrique.

Sobre o Programa

O Decreto Nº. 34.791/2023 regulamentou o Programa Agente de Trânsito Mirim nas escolas da rede municipal, que instituiu o projeto na grade curricular do ensino fundamental a partir de 2024, especificamente destinada a alunos do 2º ano, sob execução e administração das Secretarias Municipais de Educação (Seduc) e Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob).

Entre os conteúdos teóricos abordados estão o que é o trânsito; quem é quem no trânsito; os meios de transporte; equipamentos de segurança; acessibilidade e meio ambiente, por exemplo.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação