Entre cores vibrantes e figuras que chamam a atenção até de quem está distante, o Centro Cultural Matarazzo recebe a exposição “Menos Lixo, Mais Arte”, criada com materiais recicláveis e de descarte, em dois espaços distintos, até o dia 31 de junho, do artista plástico Marcos Chiquinato. O prefeito Ed Thomas e o secretário Municipal de Cultura, Yuri Reis, prestigiaram as obras.

Exposta no hall de entrada do Teatro Paulo Roberto Lisboa, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e no Boulevard “Os Sombras e Os Temperamentais”, do Centro Cultural Matarazzo, todos os dias em horário livre, o artista de Taciba se inspira na natureza e usa como base para sua arte o material reciclável, aproveitando objetos de descarte, que preservam o meio ambiente e transformam o lixo em arte.

Mais sobre o artista

Chiquinato desde criança se interessava por arte, gostava de brincar com argila e criar pequenas esculturas. No começo, utilizava materiais descartados por não possuir condições de adquirir material convencional utilizado para arte. Com o tempo, passou a prestar atenção na forma incorreta com que esses materiais eram descartados e prejudicavam não só o meio ambiente, como também o ser humano. Então começou a desenvolver técnicas de utilização, dando preferência aos mais nocivos como: pneus, garrafas pet, isopor, tecido, ferro, latas, vidros, madeiras e muitos outros.

Dentre as técnicas utilizadas, estão a papietagem, papel machê, solda e modelagem de metais, recorte e modelagem de pneus usados, entalhe em madeiras e muitas outras.

Dessa forma, deu início ao Projeto ‘Pneu Arte’, com aulas de arte e artesanato para a população, em parceria com a prefeitura do município, além de receber visitação escolar e turística.

Para mais informações sobre o artista, basta entrar em contato com os números (18) 99719-9829 e (18) 99704-4470, ou pelo Instagram @marcos.pneuarte.