Criada pela Lei municipal N° 9.370/2017, a Inova Prudente é uma Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação que integra a administração pública indireta de Presidente Prudente. Com a promoção de ações voltadas ao empreendedorismo, à inovação e a tecnologia, a instituição projeta fechar o ano de 2023 com mais um recorde de crescimento de receitas próprias em relação aos anos anteriores.

Com base nos dados de pré-fechamento do semestre, comparado ao ano de 2022, a projeção é de um aumento em torno de 20% nas receitas próprias oriundas das mensalidades das empresas do coworking, aluguel de salas para eventos, treinamentos e reuniões, além das inscrições de cursos e eventos promovidos pela Inova.

Os números, segundo a diretoria da Inova, seguem o planejamento apresentado ao conselho curador, ainda no início do ano. “Com o lançamento das novas salas privativas e demais espaços, como estúdio de podcast e fotografia; do novo sistema de controle de locação, nas melhorias na infraestrutura existente e na consolidação das ações de fomento ao empreendedorismo regional, a Inova deve terminar 2023 com um crescimento acumulado dos três últimos anos em torno de 550%”, afirma o diretor, Diego Andreasi.

Ainda segundo o diretor, parte desse recurso será utilizado na renovação dos computadores dos laboratórios de informática, que ficaram defasados com o passar do tempo, e na compra de novos equipamentos para melhoria da rede de internet. “Nossa infraestrutura precisa servir de modelo nos serviços prestados à comunidade. Esse direcionamento é um pedido do Prefeito Ed Thomas”.

Foco no fomento ao empreendedorismo

Sendo uma Fundação sem fins lucrativos, a missão institucional da Inova é fomentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação através de diversas ações e prestação de serviços ligados à educação e a pesquisa básica, aplicada e de caráter científico e tecnológico, que apoiem empreendedores para o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos.

Sendo assim, ressalta-se que o aumento da receita própria da Inova resultará na utilização de menos recursos dos cofres municipais, que, consequentemente, poderão ser destinados para outras áreas.