Com curadoria de Antônio Roberto Ruffino, a Pinacoteca Municipal ‘Laert Bueno Junior’, do Centro Cultural Matarazzo, está com uma nova exposição, denominada 'Mostra do Acervo'. Aberta ao público no dia 12 de agosto, o acervo provém, em maior parte, dos “prêmios aquisição” recebidos pelos artistas participantes dos Salões de Arte de Presidente Prudente.

A pinacoteca pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 22h e aos domingos e feriados, das 16h às 22h.

Os salões de arte oficiais no Brasil se originaram com a “Exposição Geral”, ocorrida em 1840, que passou a se chamar Salão Nacional de Belas Artes somente a partir da República. Em 1940, dividiu-se em seção de Belas Artes e Moderna. Já, em 1978 surgiu o Salão Nacional de Artes Plásticas, num outro formato, onde eram reunidos num mesmo espaço as tendências plurais da arte brasileira, que ocorreu até 1990 sob a direção da FUNARTE.

A “Exposição Geral” proporcionou uma experiência democrática e única, aberta a todos os artistas, independentemente de sua formação artística. Assim, iniciantes e grandes mestres mostravam seus trabalhos na mesma mostra e eram vistos pelas autoridades e pelo povo. Dessa maneira, todo aquele que se destacava em sua manifestação artística poderia expor seus trabalhos. Essa abertura proporcionou avanços na produção artística nacional.

Os Salões de Artes Plásticas em Presidente Prudente foram realizados entre os anos de 1978 e 1997. A partir de 1986, o Salão passou a ser bienal, ou seja, realizado a cada dois anos. Assim, a 1ª Bienal de Artes Plásticas em Presidente Prudente foi realizada no período de 23 de agosto a 21 de setembro de 1986, na Pinacoteca do Palácio da Cultura “Dr. Pedro Furquim”, na Av. Washington Luiz.