Nesta sexta-feira (15/12), a partir das 9h, haverá uma cerimônia em homenagem aos 40 anos de fundação da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Presidente Prudente, no Plenário “Dr. Francisco Lopes Gonçalves Correia”, no Prédio Público “Dr. Pedro Furquim”, sede da Câmara Municipal de Presidente Prudente.

A homenagem é uma iniciativa da Escola do Legislativo “Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, homenageando os 40 anos de criação da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Na cerimônia será exibido um documentário sobre a história da Secretaria Municipal de Educação.

A homenagem contará com a presença dos atuais servidores da educação que ajudaram a construir a história, ex-secretários e ex-secretárias, professores das primeiras unidades escolares municipais, além da atual rede municipal de educação e demais autoridades.

A pasta foi criada pela Lei Nº 2.296/83, de 21 de dezembro de 1983, e “desempenha um grande papel no contexto da Educação Pública de Presidente Prudente, assessorando a elaboração da política educacional do município, coordenando e avaliando administrativa e pedagogicamente as 54 unidades escolares, definindo diretrizes e estratégias que garantam o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos, promovendo a reparação das desigualdades sociais, valorizando a cultura e a diversidade, acolhendo as pessoas com deficiência e contribuindo para uma sólida formação ética e cidadã”.

A rede municipal conta com 64 unidades escolares, sendo 52 municipais (em prédio próprio), três filantrópicas e nove com gestão compartilhada. Atende a Educação Infantil – berçário, maternal e pré-escola (0 a 5 anos); Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano; e educação de Jovens e Adultos”.