A Escola do Legislativo ‘Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima’ promoveu nesta sexta (15/12) uma solenidade para celebrar as quatro décadas de criação da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc), que contou com a presença de pessoas que protagonizaram a história da pasta.

Realizada no Plenário ‘Dr. Francisco Lopes Gonçalves Correia’, na sede da Câmara ‘Dr. Pedro Furquim, a cerimônia teve a participação da atual secretária da Seduc, Sirlei Oliveira, representando o prefeito Ed Thomas, da coordenadora de gestão educacional, Marta Primo Oliveira, do presidente da Casa de Leis, Tiago Oliveira, e dos vereadores Professora Joana D’arc, Demerson Dias, Miriam Brandão e Joãozinho da Saúde.

Também foram convidados ao plenário Pedro Rotta, que foi o primeiro secretário de Educação de Presidente Prudente, as ex-secretárias de Educação Ondina Gerbasi e Sônia Pelegrini, a presidenta do Sintrapp, Luciana Telles, a professora Doutora Onaide Schwartz, a ex- coordenadora pedagógica da Seduc, Simone Deak, a coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Ângela Rubini, e as professoras Floripes Peixoto e Elieta Xavier, que representaram todas as docentes da pasta.

Na oportunidade, a vereadora Joana D’arc fez a entrega de uma Congratulação à Seduc, em homenagem e comemoração aos 40 anos da Secretaria, além de parabenizar a equipe pelo trabalho desempenhado durante todos esses anos. “Prudente mantém um dos melhores índices do Estado, graças ao trabalho realizado por essa grande equipe”.

Ainda em comemoração ao aniversário da Seduc, foi apresentado pela secretária o novo uniforme dos alunos da rede municipal. As peças já estão prontas, cerca de 40 mil, sendo 20 mil camisetas e 20 mil shorts, que serão entregues em kits compostos de uma camiseta e um short, um por aluno. A entrega foi iniciada nesta semana.

Para contar e registrar um pouco da história desses 40 anos, a Seduc produziu um minidocumentário, composto de imagens e depoimentos de atores importantes, que fizeram parte da construção e implantação dos projetos, desde a construção da primeira escola da Rede, a EM Professor João Bohac, passando pela EJA, Centro de Avaliação e Acompanhamento, Salas de Recursos, Educação Integral, até hoje, que totalizam as 63 unidades. O vídeo estará disponível no YouTube da Prefeitura, e pode ser acessado pelo link https://youtu.be/jsmyLgVV6_o.

Sirlei Oliveira agradeceu a presença de todos e comentou que também faz parte dessa história, já que está na rede há mais de 30 anos. A secretária também comentou sobre os últimos projetos implementados pela pasta, que garantiram muitas melhorias, como a ampliação dos docentes efetivos, a contratação do agente de apoio escolar, contratação do professor eventual, o kit do uniforme escolar, a ampliação das salas de recursos nas escolas, além das conquistas no ensino e aprendizagem pós-pandemia, quando 74% dos alunos dos 1º anos chegaram ao fim do 4º bimestre na fase alfabética.

“Nossos alunos, com a metodologia sociolinguística da professora Onaide utilizada na rede municipal desde 2011, chegaram ao fim de 2023 superando os anos de 2018 e 2019, período que antecederam a pandemia. Isso é uma grande conquista. Parabéns a todos”, finalizou Sirlei.

A vereadora e ex-secretária da Seduc, professora Joana D’arc, também parabenizou a todos que fazem parte da história, e agradeceu em nome de todos os funcionários. Joana fez a leitura da honraria entregue à secretaria de educação, o Requerimento Nº. 9464/18, que diz sobre o comprometimento e seriedade do trabalho realizado nesses 40 anos e sobre o reconhecimento de Prudente e entre as cidades do Estado com os melhores índices.

O primeiro secretário de Educação de Presidente Prudente, professor Pedro Rotta, também foi à tribuna. Agradeceu o convite e mencionou sobre o início da secretaria, em 1983, lembrou das primeiras reuniões com os professores, do prefeito da época, Virgílio Tiezzi, sobre a contratação dos professores e da criação dos cargos, que só foi possível após a Constituição de 88.

“Começamos a construir a rede municipal com um processo seletivo. Não existiam os cargos, que só foram criados após a implantação da Constituição de 88. Não existia o Estatuto do Magistério. Não existia o Sindicato. A Educação de Jovens e Adulto foi iniciada com professores dos bairros. As merendeiras foram contratadas por eleição nos bairros. A Unesp foi muito importante nessa parceria. Foram muitos desafios. Agradeço todos que colaboraram”.

Por fim, os parlamentares, representando a Escola do Legislativo, fizeram a entrega de uma placa em homenagem aos 40 anos da Seduc, que foi recebida por todos os servidores e ex-servidores presentes.

Histórico

A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente foi criada pela Lei Nº 2.296/83, de 21 de dezembro de 1983, e "desempenha um grande papel no contexto da Educação Pública de Presidente Prudente, assessorando a elaboração da política educacional do município, coordenando e avaliando administrativa e pedagogicamente as 54 unidades escolares, definindo diretrizes e estratégias que garantam o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos, promovendo a reparação das desigualdades sociais, valorizando a cultura e a diversidade, acolhendo as pessoas com deficiência e contribuindo para uma sólida formação ética e cidadã".

Além disso, acrescenta que possui "a maior rede pública de ensino do Pontal do Paranapanema, com 63 unidades escolares, sendo 52 municipais (em prédio próprio), três filantrópicas e nove com gestão compartilhada. Atende a Educação Infantil – berçário, maternal e pré-escola (0 a 5 anos); Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano; e educação de Jovens e Adultos".