Em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente por meio do Fundo Social da Solidariedade, o programa do Governo do Estado de São Paulo ‘Via Rápida’ oferece para a população 80 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. Além de ofertar conhecimento, a iniciativa também apoiará os munícipes com uma bolsa-auxílio de R$210,00 para aqueles que concluírem todo o período do ensino.

O ‘Via Rápida’ será realizado de forma remota, e disponibiliza vagas para os cursos de almoxarife de obras, assistente de recursos humanos, recepção e atendimento, e técnica de vendas. Ao todo, são 20 vagas por curso, e poderão se inscrever os cidadãos acima de 16 anos de idade no site do próprio programa (http://www.cursosviarapida.sp.gov.br).

As inscrições vão até o dia 22 de fevereiro, e a seleção e convocação dos inscritos será por meio do e-mail cadastrado pelo interessado, que receberá o link da aula. O aluno poderá receber o valor de R$ 210,00 e certificado apenas se tiver concluído o curso com 75% de frequência, e estiver com os dados de acordo com o regulamento da bolsa-auxílio.

O benefício financeiro será pago em parceria com a ‘Bolsa do Povo’ e o estudante receberá um e-mail do ‘Via Rápida’ informando como sacar o dinheiro. Para aqueles que possuem dúvidas relacionadas ao projeto, basta acessar o www.bolsadopovo.sp.gob.br ou o próprio site do Programa, no www.cursosviarapida.sp.gov.br/bolsa-auxilio.

O ‘Via Rápida’ oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos que visam melhores oportunidades de trabalho e geração de renda. Os cursos são oferecidos em parceria com os municípios participantes, por meio do Centro Paula Souza e Senac. Confira os objetivos de cada modalidade:

Almoxarife de obras- Capacitar o aluno para realizar processos de estocagem e controle de ferramentas e materiais em canteiro de obras;

Assistente de recursos humanos- Capacitar o aluno para executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos;

Técnico de vendas- Capacitar o aluno para desenvolver o perfil de profissional de venda, mobilizando conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas com etapas de vendas, superando as expectativas e buscando a fidelização;

Recepção e atendimento- Capacitar o aluno para o público, prestar serviços de atendimento ou realizar coleta de informações, intermediando clientes e prestadores de serviços. (Colaboração- Isabela Gomes)

Fonte: Secretaria de Comunicação