A Prefeitura de Presidente Prudente e as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico inauguraram na manhã desta sexta-feira (18/03), no auditório da Fundação Inova, o polo de empregabilidade inclusiva do programa ‘Meu Emprego Inclusivo’, que abrangerá 19 municípios da região.

O ato de inauguração contou com a presença de autoridades de diferentes cidades. A mesa foi composta pelo prefeito de Prudente, Ed Thomas, pela secretária Estadual da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, pela deputada federal por São Paulo, Joice Hasselmann, pela secretária municipal de Assistência Social (SAS) e primeira dama, Clélia Tomazini, pelo presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef), Salvador Neto, pelo promotor de Justiça da Coordenadoria Regional da Pessoa Idosa e Com Deficiência, Márcio Kuhne, pela secretária executiva da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa, pelo diretor de Emprego, Trabalho e Renda do Governo do Estado de São Paulo da região de Presidente Prudente, Jota Junior Marques Rosa, pelo presidente da Câmara, Demerson Dias, e pelo vereador Douglas Kato.

A secretária da SAS, Clélia Tomazini, agradeceu a presença de todos e fez um agradecimento especial à Célia Leão. “Obrigada por sempre olhar por Prudente e região, por não medir esforços para estar presente. O evento de hoje é muito importante. Não é só Prudente, é um plano regional que vai beneficiar as pessoas de vários municípios, com auxílio no processo de seleção e inserção no mercado de trabalho, tanto para os candidatos quanto para as empresas”, relatou Clélia.

O diretor de Emprego, Trabalho e Renda do Governo do Estado de São Paulo da região de Presidente Prudente, Jota Junior Marques Rosa, que é PCD, também presente como representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, mencionou a importância da implantação do Programa. “Hoje é um dia histórico para Prudente. Só quem é PCD sabe da nossa luta para ser inserido no mercado de trabalho. Com o ‘Meu Emprego Inclusivo’, conseguiremos maximizar as políticas públicas”.

Salvador Neto, presidente do Condef, discursou sobre a importância do trabalho. “Fui aposentado por sete anos. Hoje, acordo todos os dias muito grato e muito feliz pela oportunidade que tenho de trabalhar. Tenho certeza que o polo vai oportunizar e dar segurança para as pessoas com deficiência exercerem o que são capazes”.

A deputada federal por São Paulo, Joice Hasselmann, parabenizou a equipe pelo trabalho. “Fico feliz em estar aqui hoje, com esse time. O trabalho precisa ser oportunizado a todos, ele é o resgate à autoestima e à dignidade”.

Célia Leão, secretária Estadual da Pessoa com Deficiência, explanou sobre sua experiência, desafios como pessoa com deficiência e a importância do trabalho. “O emprego proporciona liberdade às pessoas com deficiência. É como ouvir os prisioneiros, dar a elas o direito à vida. A deficiência é só uma característica, não é um sinônimo de limitação. Essas pessoas são capazes de produzir, são consumidoras, precisam de autonomia financeira como qualquer adulto”.

Por fim, o prefeito também agradeceu a presença de todos e discursou sobre a verdadeira inclusão. “A inclusão verdadeira é a boa política quem faz. A inclusão não é só uma calçada acessível. O acesso ao mercado de trabalho é dignidade, e a dignidade é nossa obrigação. Fica meu agradecimento especial a Célia Leão, que é a dona dessa bandeira no Estado de São Paulo. Obrigado pela luta, pela parceria e por todos os ensinamentos”.

Dados da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O Estado de São Paulo possui cerca de 3,7 milhões de pessoas com deficiência, conforme os dados apresentados pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Desse total, 1,5 milhão estão aptos e em idade produtiva para o mercado de trabalho, porém, só 170 mil estão empregados.

Com a implantação do programa, a pessoa com deficiência terá assessoria, com vagas realmente destinadas a elas, com segurança e estabilidade.

Os Polos de Empregabilidade Inclusiva / Online (PEIs) irão desenvolver diversas atividades, presenciais e a distância, que impulsionam a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho como:

- Busca de forma ativa os profissionais com deficiência e os indicam no perfil das vagas disponibilizadas;

-Acompanhamento de forma individualizada os processos seletivos e de admissão;

-Orientação nas estratégias e no uso de Tecnologias Assistivas nos postos de trabalho;

- Realização de palestras, oficinas e rodas de conversa de conscientização sobre o tema deficiência;

-Suporte continuado à inclusão, permanência e desenvolvimento a pessoa atendida.

Mais informações sobre o programa podem ser consultadas no site empregoinclusivo.sedpcd.sp.gov.br