O prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã, esteve em São Paulo, capital, na manhã de quinta-feira (06/02), no Palácio dos Bandeirantes, onde participou do evento ‘Diálogos com Municípios’, realizado pelo Governo do Estado, com a presença de Tarcísio de Freitas.

Cerca de 600 prefeitos de todo o Estado estiveram presentes no encontro, que também contou com a presença de secretários estaduais, deputados estaduais e federais como o presidente da Alesp, André do Prado (PL).

O governador Tarcísio de Freitas apresentou aos representantes municipais uma série de programas estruturados pelo Governo de São Paulo. O objetivo do encontro foi estreitar o diálogo e firmar parcerias para impulsionar o desenvolvimento regional e o crescimento do estado.

“É importante falar um pouco do cenário e dos principais programas de governo para começar essa aproximação. Queremos estar ao lado dos municípios, das prefeituras, para levar à população a melhor gestão possível. Sei que são muitas as demandas municipais e a gente tem que entender os cenários para trabalharmos em conjunto”, explicou o governador Tarcísio de Freitas.

O trabalho conjunto com as prefeituras fortalece os esforços do Governo por uma São Paulo na Direção Certa. O plano reúne ações voltadas à modernização da gestão estadual e é composto por eixos que passam pela expansão dos investimentos, melhoria e efetividade do gasto, além da modernização da administração pública. Os resultados mostram crescimento de 3,5% no PIB no ano passado, além de R$ 790 bilhões em investimentos da iniciativa privada para os próximos anos e a criação diária de cerca de 2 mil postos de trabalho com carteira assinada em 2024. 

“Um grande diferencial do Estado de São Paulo é a qualidade dos seus prefeitos. A gente vê gestores muito comprometidos, preparados, muito técnicos, que dão soluções criativas e isso faz toda a diferença”, reforçou o governador Tarcísio de Freitas.

Ações parceiras

Entre os projetos realizados em parceria com as prefeituras, estão ações para tornar as cidades mais resilientes aos fenômenos climáticos. Programas permanentes, como o SP Sempre Alerta e o SP Sem Fogo, que têm foco em prontidão contínua diante de chuvas intensas ou estiagem prolongada, promovem ações de prevenção, capacitação de agentes e implementação de novas tecnologias, além de possibilitar investimentos em equipamentos anti-incêndio e veículos, entre outros.

Já na Saúde, a Tabela SUS Paulista aumenta a capacidade de atendimento na rede pública com complemento de repasses para as Santas Casas, entidades filantrópicas e autarquias em todas as regiões do Estado. Outro programa que beneficia diretamente os municípios é o IGM (Incentivo à Gestão Municipal), destinado às cidades que atingem determinados indicadores de saúde, como ações de combate à dengue.

O Movimento SP por Todas atua regionalmente por meio de planos que focam em saúde, segurança e autonomia das mulheres. As carretas de Mamografia e de Empreendedorismo percorrem os municípios em todo o estado. Outras ações impulsionadas pela pasta de Políticas para as Mulheres estão o Protocolo Não se Cale, que traz orientação a estabelecimentos em casos de assédio, e as unidades da Casa da Mulher Paulista, que fazem acolhimento a vítimas de violência.

Fonte: Secretaria de Comunicação