Seguindo as matérias em forma de homenagem, nesta sexta-feira (03/07), a Semepp (Secretaria Municipal de Esporte) vai falar do trabalho que é realizado pela professora de natação Marcia Regina Brambilla Machado. Casada com Carlos Alberto Machado, eles têm três filhos: João Vitor - 26 anos; Beatriz 22 anos e Manuela de 13 anos.
Márcia se formou em 1991 em licenciatura plena em educação física em 1991 na Unesp de Presidente Prudente e sempre gostou muito de praticar esportes, tanto que aprendeu várias modalidades esportivas, mas nunca nível de competição.
Na prefeitura ela ingressou em 1989, na época ainda da extinta Amepp (Autarquia Municipal de Esporte), totalizando 39 anos dedicados ao esporte.
“Quando comecei na Amepp, eu trabalhei como monitora de vôlei no polo que era na Praça das Andorinhas na Cohab, depois de dois anos, em 91, o professor Ernesto, que era o coordenador das escolinhas me convidou para dar aula de natação. Meu primeiro polo foi no Jardim Brasília, e na sequência já estava dando aula na Unesp e Sesi. Esses polos tinham convênio com a Amepp e aqui estou até hoje. No momento as escolinhas estão suspensas em virtude da pandemia do Covid 19, e estamos aguardando o retorno e fazer o que mais amo nessa vida que é de trabalhar e ensinar as crianças a nadar. Me identifiquei e me realizo nessa modalidade, pois trabalho com alunos acima de 06 anos até adultos, ou seja nós trabalhamos desde a adaptação até a iniciação, além das turmas de natação. Tenho também uma turma de hidroginástica maravilhosa, a qual tenho muito carinho por todos os alunos, que fizeram parte da minha vida profissional e realizamos as aulas na piscina da Apea”, contou a professora.
Outro momento de muito orgulho para a professora Márcia, é que dos seus três filhos, dois seguiram carreira de atleta de natação. João Vitor Brambilla Machado teve uma trajetória mais longa na modalidade, conquistando vários títulos, entre eles : vice-campeão brasileiro e vice-campeão paulista, na prova dos 1500 metros livre; campeão nos jogos regionais, medalhista em jogos abertos; campeão da Travessia dos Bombeiros em Jacareí.
Já a filha Beatriz Brambilla Machado teve uma carreira mais curta, mas também conseguiu conquistar várias medalhas defendendo as cores de Presidente Prudente. Entre as conquistas, Bia, como é conhecida carinhosamente por todos, foi campeã paulista no estilo borboleta, na época ela tinha só 11 anos.
“Tenho orgulho dos meus filhos de todos, mas o João Vitor e a Beatriz fizeram a escolinha de natação, pegaram gosto e defenderam a nossa cidade em várias competições, conquistando ótimos resultados. Enfim, eles me encheram de orgulho escolhendo a modalidade que estou há tantos anos. Só posso agradecer a Deus por esses momentos marcantes na vida. Eles iniciaram na escolinha da Semepp comigo e depois passaram para a equipe de treinamento comandada pelo técnico Pepe, no qual temos um carinho e gratidão”, comentou a professora da Semepp.
Quando se fala de gratidão, a professora Márcia ressalta que tem muita durante esses anos de trabalho.
“Tenho muita gratidão, principalmente por pessoas ligadas a Semepp, mas também gostaria de mencionar um em especial, o professor Ernesto Pinto Rodrigues (In-Memoriam), foi ele quem me deu a oportunidade e confiou em meu trabalho, foi uma pessoa maravilhosa, que sempre deu respaldo para desenvolvermos o trabalho da melhor forma possível .Queria agradecer também ao nosso secretário Claudinei Quirino que está sempre nos apoiando e sempre deu valor ao nosso trabalho, ao nosso coordenador de escolinhas o professor Márcio Rodrigues o meu muito obrigado”, reconheceu Brambila.
A professora Márcia também faz questão reconhecer a parceria com os professores da Semepp durante esses anos.
“Mas também não posso deixar de citar meus companheiros de trabalho na piscina durantes todos esses anos. Por isso sinto muito orgulho em fazer parte da equipe Semepp, porque nada se faz sozinho. Quero agradecer a professora Suzana Campos e ao professor Edmilson Coelho, dizer o quanto sou grata a eles pela cumplicidade, pelo companheirismo. Suzana saiba que tenho esse carinho para lá de especial por você, muita gratidão a você minha companheira, amiga de muitos anos (30 anos juntas), de muito trabalho, muita dedicação, sempre estávamos ali juntas na alegria e na tristeza. Obrigado minha amiga por tudo”, agradeceu Marcia.
As vésperas de se aposentar, Márcia confessa que ainda não parou pra pensar como será acordar e saber que estará aposentada.
“Sinceramente eu ainda não parei para pensar o que será quando eu me aposentar. Eu já estou pertinho disso, mas não me imagino longe das piscinas, pois são muitos anos fazendo que gosto, que é ensinar as pessoas a nadar. Mas quando a aposentadoria chegar, quero estar bem com muita saúde para curtir minha família. A verdade é que o que sinto é a sensação do dever cumprido. Cada atleta que se destaca e que sobe no podium e que olho e vejo que saiu das nossas escolinhas nos enche de orgulho e nos da motivação para fazer mais e mais atletas”, disse Brambilla.
Perguntada sobre qual conselho ela daria para um iniciante no esporte que deseja ser um vencedor, ela dá a dica.
“Enfrente as dificuldades que irão surgir, tenha muita responsabilidade e muito amor pelo que você faz e lembre-se que para conquistar o sucesso você precisa superar todos os desafios que surgirem dando sempre o melhor de si. A verdadeira motivação vem da realização do desenvolvimento pessoal da satisfação e do reconhecimento”, finalizou Márcia Machado.
Vale ressaltar que seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020, a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), segue com suas atividades suspensas.
Fonte: Secretaria de Comunicação