As 10 Conselheiras Tutelares eleitas em Presidente Prudente foram empossadas em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (10/01), no gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’. Os termos de posse foram assinados pelo prefeito Ed Thomas. O ato contou com a presença da primeira-dama e Secretária Municipal de Assistência Social (SAS), Clélia Tomazini, e da vereadora e vice-presidente da Câmara, Joana D’arc.

Também foram convidados à mesa o promotor de justiça da vara da Infância e Juventude de Presidente Prudente, Marcos Akira Mizusaki, a juíza da Vara Infância e Juventude, Marcela Papa Paes, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Presidente Prudente (CMDCA), Fabiana Sales Macedo, além das 10 conselheiras eleitas para o quadriênio 2024-2027.

Fabiana Sales Macedo, presidente do CMDCA, comentou sobre os desafios que a equipe enfrentou, desde a preparação do pleito, iniciada em abril de 2023, para que a eleição acontecesse de maneira democrática e em conformidade com a Lei, e agradeceu o empenho de todos.

A presidente também afirmou sobre os desafios da função e da importância em zelar pelo direito da criança e do adolescente acima de tudo. “Essa é a nossa missão. Não é um trabalho fácil, mas tenho certeza que todas estão preparadas para a missão. Boa sorte”.

O promotor de justiça, Marcos Akira, reafirmou a parceria do Ministério Público com o Conselho Tutelar. “Há uma ligação direta entre as instituições. O Ministério Público está à disposição para colaborar com o que for necessário. Desejo que vocês realizem um bom trabalho, com humildade, pois ninguém aqui é dono da verdade, e sabemos da dificuldade da função”.

Marcela Papa Paes, juíza da Vara Infância e Juventude, também parabenizou as conselheiras pela vitória em uma eleição democrática. “Vocês foram escolhidas pela população. Para que o direito da criança e do adolescente seja cumprido, é necessário seguir os regimentos, deixando de lado os valores e opiniões de cunho pessoal. Quando os direitos da criança e do adolescente são cumpridos, há a garantia de uma vida adulta saudável”.

A primeira-dama e secretária da SAS, Clélia Tomazini, reafirmou sobre a importância das práticas norteadas conforme os regimentos. “O ECA e a Lei Henry Borel (Lei 14.344/22) são importantes norteadoras do trabalho de vocês. Também temos a disponibilidade e a parceria do poder judiciário, que é um privilegio de poucos municípios. Parabéns a todas”.

O prefeito Ed Thomas parabenizou as conselheiras eleitas, que se dedicaram durante todo o processo eleitoral, um pleito não obrigatório, e foram eleitas de maneira democrática. Ed também mencionou as melhorias realizadas nos últimos três anos, que beneficiaram diretamente o setor, como a concessão do vale alimentação para os conselheiros tutelares, aprovado pela Câmara, e a renovação da frota na Secretaria de Assistência Social e em demais setores da administração, com o objetivo de atender melhor e com mais conforto e segurança os servidores e a população.

“Parabéns a todas vocês. Trabalhem com responsabilidade e pelo bem-estar e direito das nossas crianças. Desde a pandemia, infelizmente, houve um aumento nos casos de violência, o que é muito grave e nos deixa ainda mais alerta”. declarou o prefeito.

Também participaram do ato de posse os vereadores Demerson Dias, Joãozinho da Saúde e Miriam Brandão, além de secretários da Administração Municipal e familiares das Conselheiras Eleitas.

Para preparar as 10 novas conselheiras, a SAS promoverá uma formação com Luciano Betiate nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, que é um dos principais formadores da área, ex-conselheiro tutelar, autor da maior bibliografia sobre Conselho Tutelar, somando dezesseis livros com a temática.

Conforme a ordem de classificação, as conselheiras de números pares foram direcionadas para o I Conselho Tutelar e as de número ímpar para o II Conselho Tutelar. Veja a divisão:

I Conselho Tutelar de Presidente Prudente:

- Raquel Alfaro Ovando;

- Silmara Mendes de Souza;

- Paloma Leonel Rodrigues Antônio;

- Vanessa Medeiros Malacrida Silva;

- Amanda Gomes de Souza Tomazini.

II Conselho Tutelar de Presidente Prudente:

- Gisele Renata Marchioli Marques Santos

- Diná Albano da Cruz

- Lara Telles Peres

- Maria de Loudes Sá Guazi

- Ariadne Carla de Almeida Martins Cortes Real.