O prefeito Ed Thomas e os secretários municipais de Tecnologia da Informação (Setec), Helton Sapia, de Planejamento e Habitação (Seplan), Edilson Magno, e de Administração (Secad), Donizete Veloso, assinaram o Decreto nº. 33.465/2022, que regulamenta o funcionamento da tecnologia 5G em Presidente Prudente.
O documento foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial desta terça-feira (06/09). Segundo o movimento Antene-se, mais de 160 cidades brasileiras já fizeram a regulamentação, sendo Presidente Prudente a primeira do Oeste Paulista.
Conforme Helton Sapia, secretário da Setec, o Decreto traz as regras para a ocupação do espaço público, já que a tecnologia exige de cinco a dez vezes mais antenas, apesar de serem equipamentos muito menores do que os utilizados atualmente.
“As antenas utilizadas pela tecnologia 5G são pequenas e poderão ser instaladas em postes, fachadas de prédios e até monumentos, já que são discretas e não poluem visualmente o ambiente”, explicou Sapia.
Segundo ele, o Decreto regulamenta e agiliza o processo na cidade, já que a concessão para a exploração comercial do 5G em Prudente já aconteceu. “A partir de agora, as operadoras vencedoras podem solicitar à administração uma permissão para que sejam instaladas as antenas, ferramenta necessária para que a tecnologia funcione aqui”, comentou o secretário.
Conforme Edilson Magno, responsável pela Seplan, a equipe técnica da pasta, juntamente com a Setec, se dedicou ao projeto e à elaboração do Decreto por meses, para garantir um processo ágil e sem burocracias.
O prefeito Ed Thomas mencionou sobre a importância da tecnologia para a cidade e para a vida das pessoas. “Prudente se prepara para essa nova tecnologia, assim como as grandes cidades têm se preparado. É agilidade nos processos, mais conhecimento para nossas crianças, informação em tempo real nas nossas unidades de saúde, secretarias integradas, surgimento de novas startups, dentre tantos outros benefícios. Obrigado a todos os envolvidos”.
Fonte: Secretaria de Comunicação