A união de esforços entre os poderes Executivo e Legislativo com apoio do Ministério Público resultou numa importante conquista para Presidente Prudente, o ‘Parque Ecológico Nelson Bugalho’, na área localizada entre os parques São Lucas/ São Matheus. O Lançamento Oficial da obra foi feito pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ no gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal, nesta quinta-feira (3/04) com a presença de autoridades, secretários municipais e representantes das Associações de Moradores.

Na oportunidade, o prefeito destacou que a conquista do recurso de R$ 2.934.500,00 teve a participação decisiva do promotor de justiça, e ex-vice presidente da Cetesb, Nelson Bugalho, junto ao Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), órgão vinculado a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania. A obra contará com contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 330 mil. Totalizando R$ 3,3 milhões. A construção do Parque Ecológico foi enaltecida pelas autoridades presentes, dentre elas, o Promotor e Justiça do Meio Ambiente, André Luís Felício Tuffy, e o presidente da Câmara Municipal de Prudente, Valmir da Silva Pinto.

Na ocasião, o prefeito destacou que o Parque Ecológico é resultado de uma somatória de esforços em benefício dos munícipes. O prefeito agradeceu o empenho de todos envolvidos, destacou a persistência do promotor Nelson Bugalho, na conquista do recurso e a atuação do arquiteto, Maurício Fernandes, que é autor do projeto. “Num montante de 300 projetos apresentados junto ao FID, o nosso foi escolhido, pela qualidade técnica e pelo empenho do promotor, que atuou como representante legítimo de Prudente ao capitanear os recursos”, revelou o prefeito.

Conforme o secretário do Meio Ambiente de Presidente Prudente (Semea), Wilson Portella Rodrigues, a participação do promotor Nelson Bugalho foi decisiva na conquista dos recursos de R$ 3 milhões, para viabilizar a construção do parque. “É uma obra que marcará a história de Prudente e beneficiará a região dos parques São Lucas e São Matheus com abrangência de mais de 40 mil moradores”. Segundo ele, o parque vem atender a solicitação dos moradores, que aguardavam há muitos anos a revitalização do local.

De acordo com o promotor de justiça, Nelson Bugalho, o projeto integra a proposta de preservação dos fundos de vale iniciada em 1996 pelo grupo de ambientalistas. Ele explicou que as ações ambientais propostas pelo MP são destinadas ao Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos, onde ele já atuou como conselheiro. Em seu discurso, Bugalho agradeceu a homenagem que empresta o nome do seu pai ao Parque Ecológico “Nelson Bugalho”. “Será um novo paradigma de parque, que terá importância ambiental e urbanística para a cidade”, acrescentou.

Na ocasião, o promotor o Promotor e Justiça do Meio Ambiente, André Luís Felício Tuffy, destacou que, a Prefeitura de Prudente conta com o prefeito Tupã que é um administrador parceiro e com secretários sempre dispostos a atender o Ministério Público.“Nos que estamos longe dos grandes centros, sabemos das nossas necessidades e que não devemos ficar esperando. Isso se revela pela atitude do prefeito de ir atrás dos recursos, as portas abertas que foram abertas pelo promotor Nelson Bugalho e o empenho da Secretaria do Meio Ambiente”, pontuou Tuffy.

De acordo com o promotor do Meio Ambiente, “O Parque Ecológico terá uma grande contribuição para a geração mais jovem. Segundo ele, será um local onde os jovens poderão praticar esportes e conviver com as áreas verdes de preservação. Para que desta forma, possam construir uma consciência ambiental”.

Projeto do Parque Ecológico ‘Nelson Bugalho’ dos parques São Lucas/ São Matheus:

No lançamento oficial, o projeto do Parque Ecológico foi apresentado pelo secretário de Planejamento Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan), Laércio Alcântara. O secretário destacou que será uma obra que marcará o centenário de Prudente. Segundo ele, será o primeiro parque ecológico modelo, com projeto diferenciado e semelhante aos grandes centros. “O Prefeito Tupã sempre teve uma preocupação muito grande com as áreas de preservação, e em criar uma concepção de cidade sustentável”, pontuou o secretário.

Equipamentos do Parque Ecológico:

O projeto do Parque Ecológico conta com diversos equipamentos públicos, como Playground, Ciclovia; Trilhas Ecológicas; Pista Oficial de Bicicross; Pista de Skate; Equipamento de Ginástica; Quadra de Vôlei de Areia; campo de futebol society; além de um Portal de Acesso, com edificação para abrigar o funcionamento do setor de administração do parque. Serão instalados pergolados e bancos em toda infraestrutura do parque, além de 90 postes de iluminação e do cercamento da área.

Região contemplada com o Parque Ecológico:

A benfeitoria irá revitalizar toda área do fundo de vale, que abrange diversos bairros, entre eles: parques São Lucas; São Matheus, Santa Olga, Vila São Pedro, Jardim Eldorado, e abrangência da região norte da cidade. A previsão é que o Parque Ecológico possa beneficiar aproximadamente 40 mil moradores da região.

Próximo passo para dar início às obras do Parque Ecológico:

A Prefeitura de Presidente Prudente apresentará o projeto executivo do Parque Ecológico visando a complementação da documentação. E até o final de maio será firmado o convênio entre a Prefeitura de Prudente e a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania Em seguida, a Secretaria do Meio Ambiente lançará o edital de licitação, para escolha da empresa que ficará para execução da obra.