A partir da segunda quinzena de julho, Presidente Prudente receberá sete câmeras inteligentes e de alta definição para testes de monitoramento com vídeo analítico. A estimativa é que haja redução de até 25% no número de infrações nos locais onde forem instalados os componentes eletrônicos

A iniciativa é do Governo Municipal, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), em parceria com a empresa multinacional Genetec, através do representante Venses Technology, que realizou a doação do software e dos equipamentos para a central de monitoramento.

A implantação do projeto é feita após visita técnica do prefeito, Nelson Bugalho, juntamente com os secretários Adauto Lucio Cardoso (Semob), Luiz Abel Brondi (Planejamento) e Vanderlei Teodoro (Assuntos Especiais) na sede da empresa multinacional Genetec, em São Paulo, quando conseguiram sem custo mais um recurso tecnológico e inovador para o município.

“Esse recurso é mais uma forma de atribuir segurança para a população de Prudente por meio da tecnologia e da inovação, e o melhor de tudo é que teremos essas novas funcionalidades sem investir recursos públicos. Desta forma, já está em fase de desenvolvimento pelo corpo jurídico o termo de doação definitiva dos equipamentos, respeitando procedimentos formais que devem ser obedecidos para sua efetivação”, explica o prefeito.

O chefe do Executivo acrescenta que o principal diferencial deste programa é a participação da população prudentina na formação de uma ampla rede de vídeo monitoramento por meio de câmeras públicas e privadas compatíveis com a tecnologia Detecta.

Segundo o secretário da Semob, sete câmeras iniciais para testes serão instaladas em pontos estratégicos onde há maior concentração e fluxo de pessoas. “Já temos duas câmeras em pleno funcionamento no Calçadão e em fase de testes. Em breve, teremos a instalação de câmeras inteligentes e de alta resolução em escolas, postos de saúde, entradas e saídas da cidade e praças públicas”, revela.

Adauto afirma que “a expectativa é grande para a implantação das câmeras em sua totalidade, pois o objetivo é inibir diversas ocorrências, entre elas acidentes, atropelamentos, roubos, furtos, apropriação indébita, violência, maus-tratos aos animais, vandalismo, pichações em prédios públicos e privados, reconhecimento identificação de pessoas desaparecidas ou procuradas e infrações de trânsito e outras funcionalidades”.

A central também poderá receber o envio dos eventos dos Leitores Automáticos Placas (LAP) fornecidos pelos equipamentos de radar. “Desta forma, gerando diversos benefícios à população, pois os radares, além de trabalharem para a educação e segurança no trânsito, serão utilizados para contribuir com a segurança pública de forma preventiva e investigativa”, comenta o secretário da Semob.

A empresa Venses Technology, por meio do representante Antônio Carlos, responsável por consultoria e planejamento de projetos para vídeo monitoramentos, cedeu para Prudente uma plataforma do software de monitoramento ‘Genetec Security Center Base Package’, além de uma central formada por seis monitores para receber as primeiras câmeras do sistema.

Com esta central, membros do setor privado que queiram contribuir, poderão participar fornecendo imagens por meio de câmeras e licenças de conexão que sejam compatíveis com o sistema.

Antônio Carlos explica ainda que por meio das câmeras e radares “será possível realizar leitura de placas de veículos que tenham pendências, envolvidos em crimes, bem como busca e apreensão de veículos roubados ou clonados”.

Ele ressalta que o sistema conta com função analítica, que é capaz de analisar atitudes suspeitas em tempo real ou ainda ajudar no reconhecimento e busca de pessoas desaparecidas, enviando alerta imediato à Secretaria de Segurança Pública, além de ter tecnologia de ponta com criptografia e armazenamento em nuvem.

“Neste molde, não é necessário operador para controlar as câmeras. Após as devidas configurações, as funções são ativadas para emitir notificações em tempo real para a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo sobre atitudes suspeitas ou qualquer tipo de irregularidade e, claro, por meio desse monitoramento, espera-se diminuir as ocorrências nos locais onde estão sendo feitas as instalações”, detalha Antônio.

Segurança reforçada – Estima-se que a redução de infrações nos locais onde há monitoramento e compartilhamento das imagens em tempo real através do Projeto ‘Luz Azul’ com o Projeto Detecta seja de até 25%. Este é o mesmo sistema utilizado no monitoramento de grandes cidades, como Nova Iorque, São Paulo, Guararema, Cubatão e São Carlos.

Iniciativas privadas poderão compartilhar suas imagens de residências, lojas e estabelecimentos e condomínios. Com câmeras compatíveis com a tecnologia para compor o banco de dados, podendo se unir para compartilhar suas imagens, contribuindo com a segurança local.

Fonte: Secretaria de Comunicação