As escolas municipais de Presidente Prudente têm desenvolvido atividades junto aos seus alunos, voltadas ao combate à Dengue. Entre as ações, divulgadas pela Secretaria Municipal da Educação (Seduc), na manhã desta última segunda-feira (24), estão orientações sobre higiene e uso de repelentes, além de palestras realizadas por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM).

Integram também o planejamento de aulas das escolas, cantigas de prevenção para uso com os pequeninos em creches, elaboração de cartazes informativos com os maiores, aplicação de detergente neutro em ralos das escolas, apresentação de seminários, identificação de locais que possam acumular água, com o uso de um recurso das redes sociais: a placa de “like”, quando o aluno aprova o cenário que é apresentado, e a placa de “dislike”, quando o estudante identifica que algo está errado naquele ambiente. Esta última atividade é promovida com as crianças na Escola Municipal Deputado Carlos Castilho Cabral.

De acordo com a secretária municipal de Educação, a professora Sirlei Oliveira, o objetivo das ações consiste em trabalhar a prevenção contra a doença dentro das escolas, uma vez que “a criança será multiplicadora das informações dentro de casa”. “Independente da idade, é importante que esse tema seja trabalhado com as crianças. Eles precisam conhecer e reconhecer a existência do mosquito Aedes aegypti, identificando pontos com água parada, entendendo as implicações para nossa saúde”, destaca a educadora.