O Programa de Educação Integral ‘Cidadescola’, iniciativa da Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), completa nesta semana dois meses de atendimentos em 2023, garantindo cultura, esporte, conhecimento e lazer a 2.320 alunos da rede municipal de ensino, divididos em 93 turmas

Cada turma é contemplada com 10 atividades por semana, que compreendem cinco macrocampos: acompanhamento pedagógico - inglês, empreendedorismo, hora do conto e a Orientação de Estudos e Leitura (OEL); cultura e arte (artes visuais e musicalização com flauta e escaleta); esporte e lazer (jogos e brincadeiras, handebol, beisebol); ciência e tecnologia (informática, robótica, realidade virtual e química); e meio ambiente (hortas, jardinagem e oficinas de educação ambiental).

Conforme a secretária da Seduc, Sirlei Oliveira, todas as escolas realizam semanalmente ao menos uma oficina de cada macrocampo, com programação de duas atividades por dia. As oficinas acontecem no contraturno, com uma oferta diária de aproximadamente três horas e meia de complementação curricular. O prefeito Ed Thomas enfatiza o esforço da administração em “manter a educação integral no município apenas com recursos próprios e apoio de parceiros”.

Em 2023, o Cidadescola conta com 15 instituições parceiras/locais, onde os alunos realizam as oficinas.

- Sesi Furquim;

- Sesi Vila Real;

- Inova;

- AABB Comunidade;

- Tênis Clube;

- Guri na Escola;

- Unoeste;

- Instituto Edespp/Unimed;

- Acae;

- CEU;

- Sesc;

- Sebrae (Material e Formação);

- Centro Cultura Matarazzo;

- Polo de Atendimento Educacional ‘José Carlos Pimenta’;

- Polo de Atendimento Educacional ‘Ana Jacinta’.

Ainda conforme a secretária, além das oficinas planejadas para o ano letivo, os alunos participam de ações sazonais, programadas durante o período para atender determinadas demandas, como por exemplo atividades aquáticas no verão, festival de teatro (Fentepp), Feira do Livro, programação do Maio Amarelo, dentre outras, o que garantem diversas novas experiências.

A Seduc contratou neste ano mais 59 professores para atuarem exclusivamente no Programa Cidadescola, além dos docentes da rede municipal que optam por agregar os projetos por meio de carga suplementar, além dos profissionais das instituições parceiras.

O prefeito Ed Thomas ressalta a importância que o programa desempenha na formação dos alunos da rede, com ensinamentos, acolhimento e formação para a vida. “Os programas Cidadescola e também o Aquarela são grandes formadores, que nos orgulham e acolhem os que mais precisam de atenção”. 

Fonte: Secretaria de Comunicação