A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promove nesta semana, dias 20 e 21 de julho, o I Seminário para Formação dos Profissionais de Apoio a Estudantes que atuam na Educação Especial.
Serão duas formações simultâneas, destinadas a dois públicos diferentes, uma na E.M. Coronel José Soares Marcondes e a outra na Fundação Inova Prudente.
Na quinta e sexta, das 8h às 12h, as formações acontecerão na E.M. Coronel José Soares Marcondes, destinadas aos Estagiários contratados pelo CIEE que atuam como profissionais de apoio na rede municipal de ensino.
O primeiro dia de formação aos Estagiários abordará os ‘Aspectos teóricos e práticos sobre a Deficiência Intelectual’. Já no segundo dia, a palestra trará como tema ‘Aspectos teóricos e práticos sobre o Transtorno do Espectro Autista’. Os formadores serão Ronaldo Castange, Lucinei Pachella, Débora da Silva, Michelle de Vasconcelos, Jane Santana, Viviane Franco, Adriana Munhoz e Lonise de Lacerda.
Já programação realizada no Auditório da Fundação Inova Prudente será voltada aos Agentes de Apoio Educacional. Na quinta (20), das 8h às 12h, o professor doutor Edimar Aparecido da Silva ministrará sobre ‘Ética e profissionalidade na atuação das escolas da rede municipal de ensino’. Na sequência, haverá uma formação sobre primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros.
Das 14h às 18h, o tema ‘Desenvolvimento neuropsicomotor’ será abordado com a professora Tânia Boffi. No mesmo dia, Cristiane Panajota Piperas, que é coordenadora pedagógica da Educação Inclusiva da Seduc, tratará sobre Inclusão e Deficiências.
Na sexta, dia 21, das 8h às 12h, o Seminário traz ações para o trabalho com as famílias, que será ministrada por psicólogas do Sace. Ainda pela manhã, ‘Aspectos teóricos e práticos sobre a deficiência intelectual’ serão discutidos com Cristiane Panajota Piperas e Daniela Lázari de Almeida Souza.
Para encerrar a programação, entre 14h e 18h, as profissionais Cristiane Panajota Piperas e Lucinei Barbosa abordam os ‘Aspectos teóricos e práticos sobre o Transtorno do Espectro Autista’.
Fonte: Secretaria de Comunicação