O Diário Oficial desta terça-feira (08/08) traz a Portaria 132/2023, que regulamenta a formação continuada entre a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) e a FCT/Unesp, com 30 vagas, que será destinada a professores do ensino fundamental I em exercício docente em classes de 5º ano.
A formação, denominada ‘a matemática do currículo do ensino fundamental I (FCT/Unesp)’, terá duração de 45 horas, em formato híbrido, sendo um encontro online e 10 encontros presenciais, todos com duração de três horas, além de atividades assíncronas que serão disponibilizadas em plataforma online.
Serão sete encontros presenciais, que abordarão as seguintes unidades temáticas: apresentação inicial; números; álgebra; geometria; grandezas e medidas; probabilidade e estatística; retomada das unidades já trabalhadas.
As aulas serão ministradas pela professora doutora Cristiane Nespoli de Oliveira (DMC/FCT/UNESP/Presidente Prudente); professora doutora Eliane Vani Ortega (DE/FCT/UNESP/Presidente Prudente); professor doutor José Roberto Nogueira (DMC/FCT/UNESP/Presidente Prudente); professor doutor Marcos Tadeu de Oliveira Pimenta (DMC/FCT/UNESP/Presidente Prudente); Maria Raquel Miotto Morelati (DMC/FCT/UNESP/Presidente Prudente) e professor doutor Suetônio de Almeida Meira (FCT/UNESP/Presidente Prudente).
O curso terá seu início ainda no mês de agosto, com um encontro online, e os demais de maneira presencial, que acontecerão no campus da Unesp Prudente, localizada na Rua Roberto Simonsen, Nº 305, das 18h30 às 21h30.
Para os participantes, será emitido certificado ao final do curso, que observará os requisitos mínimos definidos pela Universidade.
O processo de seleção, acompanhamento do curso e a participação dos profissionais envolvidos ficarão sob responsabilidade do supervisor de Ensino e responsável pelo Departamento de Educação Fundamental, Edimar Aparecido da Silva, do coordenador Pedagógico, Moisés César Reis, e da supervisora de Ensino, Lane Gouvea de Oliveira Pimenta.
De acordo com a secretária da Seduc, Sirlei Oliveira, a formação continuada em parceria com a Unesp, tem como objetivo despertar nos professores a reflexão sobre as práticas pedagógicas e as dinâmicas de aprendizagem relacionadas aos conceitos matemáticos, fortalecendo o diálogo e a proposição de ações pedagógicas inovadoras, em consonância às orientações da Proposta Pedagógica da Seduc.
Fonte: Secretaria de Comunicação