A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Presidente Prudente, localizada na E.M. João Franco de Godoy (Navio), no Jardim Paulista, preparou atividades diferenciadas aos alunos, que exploraram, principalmente, as sensações com a natureza, aplicadas nos dias 22, 24 e 29 de agosto.

Na primeira aula, dia 22, foi abordado o tema ‘saberes e fazeres populares – o conhecimento que brota das plantas. Na aula do dia 24, a temática foi ‘conhecendo o poder das plantas medicinais - a experiência da bio saúde. Na última atividade, empreender com a natureza foi a discussão da aula.

De acordo com a coordenadora da EJA, Maria Cristiane Kempe, estes encontros integram o projeto de atividades pedagógicas diversificadas, proposta pela Educação de Jovens e Adultos - EJA, que tem por objetivo proporcionar aos alunos novas vivências, que incluem vivências externas e também ações diferenciadas na própria unidade escolar.

A coordenadora agradeceu a contribuição dos parceiros, que foi fundamental para a realização das atividades. “Agradeço o técnico ambiental da Seduc, Frederico Gambardella de Moraes, e a valorosa parceria dos palestrantes, que foram muito importantes e contribuíram para a riqueza dessa experiência”.

Sobre os encontros e os palestrantes:

22/08 - Saberes e fazeres populares - O conhecimento que brota das plantas.

O encontro foi comandado pelos mediadores Alana Vitorino e Ribas Dantas, que trouxeram na proposta de trabalho uma imersão na sabedoria que ensina e educa na informalidade do dia-a-dia, com ênfase no conhecimento popular sobre as plantas medicinais e energéticas. Na busca da compreensão da vitalidade e espontaneidade daqueles que vivem a longevidade de forma saudável, através do conhecimento herdado de gerações passadas e que deve ser transmitida as gerações futuras com o objetivo de apresentar e fortalecer os saberes e fazeres populares, vindos do acúmulo de conhecimento dos povos tradicionais, que ao longo da história se utilizaram plantas medicinais para o autocuidado físico, psicológico e espiritual. A ação foi realizada por meio de um bate-papo em um círculo de cultura, fomentar a discussão da importância dos conhecimentos populares que, contribuem com o bem-viver, através do uso das plantas medicinais, que reúnem em si, ciência, crenças, mística e ancestralidades.

24/08 - Conhecendo o poder das plantas medicinais - a experiência da bio saúde

Foi abordada a terapia de tratamento natural pelas palestrantes Mazília Marcelina de Souza e Eliana Maria Alves Guimarães, que falaram um pouco sobre conhecer e valorizar as plantas medicinais na prática do autocuidado como objetivo da bio saúde - terapia de tratamento natural. Na conversa foi abordada a importância das plantas e da alimentação baseadas em plantas para o equilíbrio da saúde.

29/08 - Empreender com a natureza

Neste encontro, a palestrante Renata Ninello tratou da possibilidade em empreender a partir da natureza e dos recursos disponíveis, sendo eles materiais ou imateriais, tornando esse tipo de iniciativa possível. Ninello apresentou o exemplo do Sítio Sol e Jardim (administrado por ela) que produz flores, ervas aromáticas e abelhas, localizado na cidade de Pirapozinho, apresentou também uma exposição da produção do local.

Fonte: Secretaria de Comunicação