A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promoveu na manhã desta quinta-feira (19/10) a abertura do Festival Literário de Presidente Prudente: Flitpp nas Escolas, que foi realizada na EM Rosana Negrão, localizada no Residencial Maré Mansa.
O evento contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Sirlei Oliveira, da secretária Municipal de Assistência Social (SAS) e primeira-dama, Clélia Tomazini, que representou o prefeito Ed Thomas, ausente por viagem oficial a São Paulo, do secretário Municipal de Cultura (Secult), Yuri Reis, da coordenadora de gestão educacional, Marta Andrade Oliveira, da diretora da unidade, Alessandra Yakaba, e do presidente do bairro Parque Imperial, Paulo Ribeiro.
Para abrilhantar a abertura, os alunos da unidade contemplaram uma apresentação do grupo ‘Histórias da Nana’, de mediação de leitura e pesquisa em literatura infantil, que conta com um rico repertório: ‘Águas que contam e encantam’, ‘Bruxa, bruxa, venha a minha festa’, ‘Histórias africanas’, ‘O macaco e a velha’, entre outras.
De acordo com a secretária da Seduc, Sirlei Oliveira, o Flitpp foi repensado após um questionamento e pedido do prefeito Ed Thomas, para que pudesse atingir de fato todos os alunos. “A nova roupagem do Flitpp, o Flitpp nas Escolas, foi planejado para alcançar cada um dos nossos 18 mil alunos, e além, para contribuir com a formação das crianças, levando cultura e arte e oportunizando o acesso”.
A secretária da SAS e primeira-dama, Clélia Tomazini, parabenizou o empenho de toda a equipe para proporcionar esses momentos enriquecedores, de cultura e arte, aos alunos, possibilitando o acesso à literatura, que será também disseminada entre seus familiares.
O Flitpp – Flitpp nas Escolas
O Festival Literário de Presidente Prudente (Flitpp), ‘Flitpp nas Escolas’, contará com programações para atender todas as unidades escolares da rede, da educação infantil à educação de jovens e adultos, entre os meses de outubro e novembro, que vai oportunizar o acesso à leitura aos 18.300 alunos integrantes da rede municipal, que serão presenteados com uma obra, conforme cada faixa etária.
No projeto foram investidos cerca de R$ 500 mil, recurso viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação. Para os bebês atendidos nos berçários, foram adquiridos livros de banho, o indicado a esta idade. Para os alunos do ensino fundamental, entre as obras recebidas estão: ‘Vamos dormir, Nicolas?’, de Micaela Chirif; ‘A janela’, de Paula Vásquez; ‘Os Silêncios do Senhor Cordolines’, de Marcelo Simonetti; e a ‘A história de um bichinho de pelúcia’, de Sara Bertrand.
Fonte: Secretaria de Comunicação