A Rede de Leitura Inclusiva, mobilizada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos realizará na próxima semana, dos dias 7 a 9 de novembro, realizará uma série de ações de inclusão da pessoa com deficiência visual no mundo do livros, como bate papos e oficinas, no Centro Cultural Matarazzo.

A ação é uma parceria da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos, com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e o Conselho Municipal da Assistência Social de Presidente Prudente.

A Rede de Leitura tem como objetivo estreitar o relacionamento entre leitores, educadores, mediadores de leitura, agentes de bibliotecas, instituições públicas, privadas e de organizações sociais, para disseminar a leitura inclusiva e acessível pelo Brasil e garantir o direito da pessoa com deficiência nas ações e políticas de livro e leitura. Para participar, basta se inscrever pelo formulário https://forms.office.com/r/hqprLiXDzg. Vale lembrar que o evento tem certificado de participação.

 

Veja a programação completa:

 

- 07/11, das 18h às 21h, haverá uma roda de conversa, com o tema “A leitura inclusiva e os leitores”, voltada para os professores da rede pública e mediadores de leitura, uma conversa sobre os livros, os formatos e o universo de possibilidades que existe. Nessa conversa, será discutido o acesso ao livro e a leitura por pessoas com deficiência visual.

 

- 08/11, das 8h às 12h, ocorrerá a oficina de mediação de leitura em família para pais e cuidadores. A oficina tem como objetivo discutir os múltiplos formatos e estratégias que podem ser adotadas no ambiente familiar.

 

- 09/11, das 8h às 12h, haverá outra oficina de mediação de leitura, com o tema “Mediando histórias para pessoas cegas e baixa visão”. A oficina discute o papel da mediação de leitura, as estratégias e desafios para criar uma ação inclusiva. Haverá a participação de Vagner Magalhães, Coordenador do Bolsa Família, falando sobre acessibilidade atitudinal.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação