O prefeito Ed Thomas recebeu nesta segunda-feira (27/11), no gabinete da Prefeitura de Presidente Prudente, os auditores fiscais e técnicos fiscais da Secretaria da Fazenda de Prudente, que participaram da premiação do Projeto ‘Fisco na Escola’. A reunião contou com a presença da secretária de Educação, Sirlei Oliveira.

O projeto consiste num concurso cultural de redações, de iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (Sinafresp). Os auditores e fiscais presentes também integram o Sinafresp, representado pela vice-presidente Michele Ferreira e demais membros do conselho do Sinafresp, Carlos, Edmar, Marli Oliveira e João Luiz.

Com o tema “Educação Fiscal, o caminho para a cidadania”, essa primeira edição do concurso recebeu 95 redações dos municípios de Jundiaí, Marília e Presidente Prudente. Essa edição foi um projeto piloto com esses quatro municipios

Em Presidente Prudente: 1º lugar - com o tema: Cidadania, direitos e deveres. A aluna campeã: Maria Rita Rodrigues Silva, da Escola Municipal José Carlos João e a professora: Ana Maria da Silva Santos.

Em 2º lugar – Com o tema: Construindo a cidadania, foi premiada a estudante: Maria Júlia Vidal de Matos, também da Escola Municipal José Carlos João e a professora: Ana Maria da Silva Santos.

Em 3º lugar - com o tema: A Cidadania foi premiada a aluna da Solange Sophia Leandro dos Santos, da Escola Municipal João Sebastião Lisboa e professora: Alessandra Cristina da Costa.

O “Prêmio Fisco na Escola” é um concurso cultural de redações, de iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (Sinafresp), para promover a Educação Fiscal aos estudantes do ensino fundamental dos municípios do Estado de São Paulo.

As alunas de Prudente receberam um tablet e as escolas municipais, premiações, de R$ 10 mil pelo 1º lugar; R$ 5 mil reais para 2º lugar e R$ 2 mil para 3º colocado. A aluna Maria Rita conquistou o 1º e representou as crianças na premiação em São Paulo, que ocorreu na Assembleia Legislativa em São Paulo.

O prefeito Ed Thomas ressaltou a importância do projeto nas escolas municipais, que visa formar cidadãos conscientes em relação à Educação Fiscal e teve duração de um mês e envolvendo 29 escolas municipais. Ao todo foram mais de 500 alunos do 5º ano participantes do projeto.

A coordenadora do projeto Cidadescola Aline Feba agradeceu a parceria. “Em nome do projeto Cidadescola agradecemos essas parcerias que são muito importantes para o desenvolvimento dos alunos”, disse.

A Secretaria municipal de Educação, Sirlei agradeceu aos auditores e falou da importância da educação financeira para as crianças de desenvolver as habilidades cognitivas. "A sociedade civil organizada está preocupada com a educação das nossas crianças", agradeceu.