No período entre 21 de novembro e 07 de dezembro de 2023, todos os 1.931 alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental, na Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente, participarão da segunda etapa da Avaliação Somativa de Fluência em Leitura, realizada em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF). Os alunos já foram avaliados em junho deste ano, na primeira fase.

Na avaliação, os aplicadores (professores e orientadores pedagógicos) utilizam tablets e celulares como ferramentas avaliativas, além de um aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação) para gravar a leitura dos alunos. Em Prudente, estão participando 30 escolas municipais, que atendem as 80 classes de 2º ano do ensino fundamental, onde estão matriculados os 1.931 alunos desta faixa etária.

A ação, promovida pelo Estado, em parceria com o CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação) da Universidade Federal de Juiz de Fora, tem por objetivo identificar o nível de leitura dos alunos paulistas, além de coletar insumos práticos para a construção de estratégias pedagógicas eficientes para superar os déficits em aprendizagem no Ciclo de Alfabetização no estado de São Paulo, bem como construir políticas públicas eficientes para a educação.

Conforme a metodologia do programa, o objetivo da avaliação é analisar o desempenho individual dos estudantes na leitura e compreensão de textos escritos, com o intuito de identificar eventuais lacunas no processo de alfabetização.

Na avaliação, é verificada a capacidade dos alunos em ler palavras e textos apropriados à sua etapa escolar, levando em consideração não apenas a decodificação, mas também a habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

De acordo com a secretária da Seduc, Sirlei Oliveira, o prazo final é 07 de dezembro, mas cada unidade escolar tem aplicado a avaliação conforme o cronograma e disponibilidade de cada uma.