Nesta semana, entre terça (14) e sexta-feira (17), o projeto de enfretamento à cárie atendeu cerca de 200 alunos da Escola Municipal Rui Carlos Vieira Berbert, no Brasil Novo. A iniciativa é da Prefeitura de Presidente Prudente, por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Saúde (Sasau) e o curso de odontologia da Unoeste.

Os atendimentos foram acompanhados pela supervisora de Saúde Bucal da Sesau, Juliane Húngaro, que explicou a metodologia utilizada na ação. “Os alunos estão recebendo o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), sem o ‘motorzinho’, que diminui o medo da criança e a ansiedade comum causada pelo ambiente do consultório odontológico. Com esse tratamento, a evolução da cárie na criança é paralisada, o que reduz a necessidade de extrações e procedimentos mais especializados, como a realização do canal nessas crianças”.

Ainda conforme a supervisora, no ambiente escolar, com os instrumentos levados pelas equipes, é possível realizar a curetagem do dente e concretizar a restauração definitiva. “Caso a equipe da odontologia identifique uma lesão mais grave, que são seja possível realizar o procedimento durante o mutirão, a criança será encaminhada para a unidade de saúde mais próxima de sua residência”, explicou Húngaro.

Os procedimentos são realizados com autorização prévia dos responsáveis, enviadas pela escola com antecedência. Ainda de acordo com Húngaro, a iniciativa tem como objetivo principal a criação de uma ‘força tarefa’ de enfrentamento à cárie em Prudente, promover o acesso à saúde bucal com equidade e colaborar com o processo do planejamento de políticas públicas em saúde.

Mapeamento

Em 2023 foi realizado um mapeamento para identificar as escolas com o maior percentual de alunos com cárie. Dos 2.495 estudantes examinados, 841 apresentaram a lesão. O projeto foi iniciado em 2024, que conta também com apoio da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde.

A EM Rui Berbert foi a segunda escola visitada neste ano. A primeira a receber a equipe foi a EM Alayde Tortorella de Faria Motta, no Jardim Planalto. Conforme o cronograma, a terceira escola da rede será a EM Rotariano Antônio Zacarias, no Jardim Monte Alto. Até o fim do primeiro semestre, o projeto percorrerá oito escolas.