O prudentino Miguel Rosa dos Santos, de 9 anos, aluno da Escola Municipal José Carlos João, participou nesta sexta-feira (17/05) do Engineering Education for the Future (EEF-2024), um evento mundial realizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na sede em São José dos Campos, para discutir o futuro da engenharia, uso de inteligência artificial e novas tecnologias.

Miguel foi convidado a participar do evento pelo diretor de engenharia da MacJee, Danilo Miranda, que foi seu mentor durante o prêmio Sócios-Mirins AEITA 2022. Apesar do programa ser mantido por um ano, a mentoria de Miguel foi prorrogada por tempo indeterminada.

Na oportunidade, o pequeno representante da capital do oeste paulista assistiu palestras, mesas redondas e observou atentamente as competições, além de participar de algumas oficinas.

Figura já conhecida pelos corredores do Instituto, Miguel foi recebido pelo Professor Doutor Antônio Guilherme de Arruda Lorenzi, reitor do ITA, por Kleber Grasso, engenheiro formado pelo ITA, um dos organizadores do evento e diretor do prêmio Sócios-Mirins AEITA, por Claudio Ivo Gomes Cunha, diretor financeiro do grupo IEPAM, e Fúlvio Delicato, engenheiro mecânico com ênfase em aeronaves que tem família em Presidente Prudente e acompanha de perto os passos do pequeno gênio.

Miguel Rosa foi até São José dos Campos acompanhado dos pais, Josiane Mendonça dos Santos, que é coordenadora pedagógica de uma escola estadual, e Ricardo Rosa dos Santos, policial militar.

Segundo Josiane, Kléber Grasso fez questão da presença de Miguel, mencionando que seria muito interessante a participação dele no evento, pois todos sabem da paixão que ele sente pelo ITA e pela engenharia.

“O Kléber e o Claudio Ivo acompanham de perto cada passo do Miguel, orientando e direcionando os projetos que ele faz”, comentou Josiane.

Ainda segundo a mãe de Miguel, o vídeo do pequeno postado nas redes sociais da Prefeitura de Presidente Prudente fez sucesso em São José dos Campos e foi assistido por muitas pessoas importantes, que o acompanham.

O prefeito Ed Thomas, que recebeu Miguel na última semana, parabenizou o aluno mais uma vez e agradeceu pela representatividade e por levar o nove de Presidente Prudente a um dos institutos de tecnologia mais importantes do Brasil e do mundo.

Sobre o EEF-2024

O evento discutiu o papel da engenharia para o avanço econômico nacional e como a educação contribui com o processo de inovação na indústria no Brasil. Foram debatidos temas atuais ligados à tecnologia e ao desenvolvimento, aliados às discussões sobre os processos de aprendizagem e o papel do poder público no avanço do ensino de qualidade.

Um dos destaques da programação foi o Fórum de Educação em Engenharia, que contou com uma série de cinco mesas-redondas, várias palestras e discussões interativas. As mesas-redondas abordaram inteligência artificial, mercado de trabalho em transformação, políticas de inovação e sustentabilidade, fornecendo uma plataforma dinâmica para explorar e debater soluções inovadoras.

Além do Fórum, o EEF-2024 proporcionou outras atividades, como o ITA Sprint, com o objetivo de difundir a cultura do empreendedorismo e da inovação na comunidade acadêmica; o Grand Prix de Inovação, para desenvolver a capacidade de resposta a problemas de times multidisciplinares; e o Data Science Challenge, um hackathon que avaliou a melhor solução para um desafio sugerido.

A Mostra ITA 2050, exposição que aconteceu na sexta-feira (17/05), destacou a potencialidade dos projetos executados por alunos, professores e pesquisadores do ITA e de outros institutos do DCTA.

Mais uma medalha para a conta

Também neste fim de semana, Miguel Rosa dos Santos garantiu mais uma medalha para sua coleção: prata na Olímpiada Principia de Física, competição nacional da plataforma Medalhei.

O aluno da rede municipal concorreu na categoria 1, com o sexto e sétimo ano, apesar de estar matriculado no 4º ano do Ensino Fundamental I. Ainda de acordo com Josiane, a maioria das Olimpíadas são concorridas em séries superiores.

A premiação foi transmitida pelo YouTube no domingo (19/05). Já a olimpíada aconteceu no dia 03 de maio.