Na tarde desta terça-feira (28/05), os secretários Municipais de Saúde (Sesau), Breno Erbella Casari, e de Educação (Sesau), Marta Primo de Oliveira, se reuniram para planejar a vacinação contra a poliomielite, conhecida popularmente como ‘paralisia infantil’, que será realizada também nas escolas da rede.
A reunião, que aconteceu na sede da Seduc, contou com a presença da equipe técnica de ambas as secretarias: a enfermeira da Vigilância Epidemiologia Municipal (VEM), Marília Wittica, a coordenadora de Gestão Administrativa da Seduc, Fernanda Diamante, e a coordenadora de responsável pelo departamento da gestão do ensino fundamental da Seduc, Alana Paula Oliveira.
Conforme a enfermeira da VEM, Marília Wittica, a vacinação nas escolas consiste em mais uma estratégia do município para ampliar a cobertura vacinal da campanha contra a poliomielite. “Para que isso seja possível, estamos elaborando estratégias e planejando as ações que serão promovidas por uma parceria entre a Sesau e a Seduc”, explicou.
Ainda segundo Wittica, a planilha das escolas está sendo elaborada, porém, ainda não há definição de quais serão comtempladas. “Provavelmente, a vacinação contra a pólio acontecerá nas unidades escolares que atendem o público-alvo da campanha, que são crianças de um a menores de cinco anos”.
De acordo com a enfermeira, a vacinação será realizada com autorização prévia dos pais e responsáveis, o que também demanda um planejamento.
“A partir de semana que vem já começa essa contato com as unidades. Começaremos essa articulação com cada unidade escolar e agendamento com antecedência para que seja enviado o documento para a família fique ciente dessa vacinação e de sua importância”.
Marília ressalta que a vacinação contra a poliomielite, além das escolas, está disponível em todas as 28 salas de vacinação de Prudente, que funcionam das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, a sala de vacina da ESF da Vila Marcondes abre das 9h às 15h.
“Essa é mais uma estratégia para alcançar o máximo de crianças que fazem parte do público-alvo da campanha, principalmente considerando a baixa procura que a gente vem vivenciando nos últimos anos”, concluiu.
Fonte: Secretaria de Comunicação