Com a presença da comunidade e danças para marcar as tradicionais festividades juninas, foi realizada na manhã desta sexta-feira (28/06) a inauguração da quadra poliesportiva da Escola Municipal Pioneira Ludovica Ligabo Rodrigues, no Parque Alvorada, que atende aproximadamente 430 alunos de 1º a 5º ano.

A mesa solene foi composta pelo prefeito Ed Thomas, pelo vice-prefeito Izaque Silva, pela diretora da unidade Leila Pícolo, pela secretária Municipal de Educação (Seduc) Marta Primo de Oliveira, pelo secretário Municipal de Obras (Sosp) Mateus Grosso, pelo chefe de gabinete Geraldo Gomes, pelo representante do deputado estadual Mauro Bragato, o coronel da reserva Francisco Batista Leopoldo, e por Lucimara Rodrigues, que é filha da Pioneira Ludovica Ligabo Rodrigues, quem dá nome à escola.

Na execução da cobertura metálica foram investimentos R$ 430.140,04. O trabalho foi realizado pela EMR Construtora Eireli, vencedora do processo licitatório.

De acordo com a diretora da unidade, Leila Pícolo, a cobertura da quadra era aguardada por toda comunidade há muitos anos, local que servirá como instrumento pedagógico, para atividades físicas, culturais e sociais.

“É com muita alegria que estamos aqui reunidos para receber a cobertura da nossa quadra, que foi tão aguardada por essa comunidade e, principalmente, por nossos alunos. Uma quadra tem a mesma importância de uma sala de aula para uma escola. Agradecemos imensamente ao prefeito Ed Thomas, que honrou com seu compromisso. Desde que assumi a gestão da escola, tenho buscado a renovação dos espaços e, graças à administração e à equipe da Seduc, temos conseguido. Obrigada prefeito, que está aqui hoje honrando sua palavra e atendendo ao pedido das crianças, que até cartas escreveram a ele”, declarou a diretora

O vice-prefeito Izaque Silva, que é morador do bairro há mais de 40 anos, além de genro da pioneira que dá nome à escola, relembrou um pouco sobre a história daquela região, dos enfrentamentos, das conquistas e das lideranças, como Osni Camargo dos Santos, morto em dezembro de 2023 após sofrer um infarto.

A secretária da Seduc, Marta Primo de Oliveira, ressaltou sobre a prioridade que gestão tem dado à educação. “Quando assumi esse desafio, recebi a orientação de cuidar muito bem da educação. Vemos essa preocupação materializada aqui, nessa demanda tão importante”.

Por fim, o prefeito Ed Thomas agradeceu a equipe da escola pelo trabalho realizado e a todos que contribuíram para que a quadra fosse concluída. “Essa quadra está sendo entregue hoje com a colaboração e com o recurso empregado por todos vocês. As crianças são minha inspiração, são nelas que deposito a esperança em um mundo melhor”.

Ed Thomas, juntamente com Lucimara Rodrigues, ainda lembrou um pouco da história de Dona Ludovica Ligabo, mulher simples que foi moradora do Parque Alvorada, chegou ao bairro quando o local ainda era zona rural, mãe de 10 filhos, falecida aos 73 anos.