Cerca de 1.500 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) são esperados na 1ª edição do ENFOCO (Encontro de Formação Continuada), evento a ser realizado na próxima segunda (22/07) e terça-feira (23/07), a partir das 7h30, no campus 2 da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Trata-se de um investimento do Governo de Presidente Prudente para formação de todos os professores da rede municipal, visando à melhoria qualidade do ensino.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Sônia Pelegrini, o ENFOCO tem como objetivo avançar no processo de formação dos profissionais com vistas à construção coletiva da matriz curricular do município, “trazendo assim o que há de mais avançado na área da educação e do currículo escolar”. "Esta é uma oportunidade rara de reunir todos os professores da rede municipal em um encontro que certamente será muito produtivo. Serão dois dias em que discutiremos a fundo as questões de currículo, ensino e aprendizagem no município", concluiu Sônia.

Ao longo dos dois dias de evento, haverá mesas de debate, oficinas e reuniões de estudos sobre diversos temas, como o comportamento infantil no cotidiano escolar, o desenvolvimento da linguagem e alfabetização na perspectiva histórico-crítica, organização do tempo e espaço no berçário, entre outros assuntos que impactam no processo de ensino e aprendizagem.

As atividades ocorrem nos salões do Limoeiro e Solarium, além do auditório Azaleia, todos no campus 2 da Unoeste. Algumas salas de aula da universidade também serão utilizadas para sediar os debates.

Participarão do ENFOCO os professores de ensino fundamental e educação infantil, educadores infantis, orientadores pedagógicos, diretores de escola, professores de educação especial, professores de educação física, supervisores de ensino, coordenadores pedagógicos e toda a equipe técnica da Seduc.

A comissão organizadora é composta pelos seguintes membros: Márcia Janial, Rosiane de Fátima Ponce, Claudete Christofaro, Roseli Furlan, Lígia Martins, Marcos Vinícius Francisco e Juliana Pasqualini.