O Exército Brasileiro vem executando modificações no Serviço Militar em todo o país nos últimos anos. Com isso a partir de 1º de janeiro de 2020 ocorrerá a suspensão das atividades de diversas delegacias de serviço militar localizadas nas áreas de responsabilidade das Circunscrições de Serviço Militar (CSM) do Estado de São Paulo, sendo criado os Postos de Recrutamento e Mobilização (PRMs).

No Estado de São Paulo, por exemplo, das 53 delegacias existentes atualmente, restarão apenas três - uma delas é a de Presidente Prudente. Com isso, mesmo após a reestruturação do serviço militar, a capital do oeste paulista continuará com a mesma autonomia e os mesmos encargos de serviço militar e mobilização, tendo a frente como Delegado de Serviço Militar, o 1º Tenente Vicente Majela de Sousa, que permanecerá no cargo até o fim de 2020.

“A manutenção da delegacia prudentina demonstra que o trabalho realizado nesta cidade tem sido satisfatório, tanto pelo delegado, os secretários de juntas, como pelo nosso diretor, o prefeito Nelson Bugalho”, mencionou Majela, em reunião com o chefe do executivo na tarde desta quinta-feira (12/09), no gabinete do Paço Municipal “Florivaldo Leal”.

Ele também explicou que, por conta da reestruturação, a delegacia prudentina passará a ser responsável pelas 11 juntas de serviço militar da regional de Presidente Venceslau. Dessa forma, estarão subordinadas a Prudente 28 juntas.

Além de Prudente, as outras delegacias que permanecerão ativas em território paulista são as de Votuporanga e Cajati. As demais juntas de serviço militar do Estado estarão vinculadas a quatro PRMs, localizados em Bauru, Ribeirão Preto, Campinas e São Paulo.