Com o objetivo de intensificar o trabalho de controle da dengue, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) capacitou os fiscais da Seplan (Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação) em reunião na sede do órgão na manhã desta sexta-feira (20/09), para que possam observar possíveis focos de dengue em terrenos fiscalizados.

Com essa capacitação, além de notificar os proprietários de terrenos com mato alto [como é feito de praxe], os fiscais foram orientados a observarem pontos críticos, com possíveis focos de dengue para ‘informar’ a VEM, com o objetivo ajudar no trabalho de controle da dengue.

“A intenção é estabelecer uma parceria, pois quando vocês fiscalizam um terreno com mato alto, vocês podem observar se o terreno está com condições de proliferação da dengue. Nosso objetivo é que vocês desenvolvam um olhar, para essa questão visando à limpeza do terreno e o combate ao vetor da dengue”, explicou a educadora da VEM, Maria Clara Sahu.

A ação contou com a palestra com orientações sobre como ocorre o ciclo de proliferação do mosquito da dengue, ministrado pela técnica da Sucen Edna Ruiz Teixeira.

De acordo com o assessor da Seplan, Paulo Vasconcelos, a Seplan já orienta fiscais a verificarem a questão da dengue e notificarem os proprietários de terrenos a realizar a limpeza dos mesmos, o que já contribui com a trabalho de prevenção da dengue.

Segundo a educadora, essa mobilização designada pelo prefeito Nelson Bugalho é uma ação de saúde realizada pelo Governo, que visa à intensificação no controle dos locais, com a possibilidade de proliferação do mosquito da dengue. “Aos fiscais passamos orientações sobre a doença e como ocorre a proliferação do mosquito”, disse.

Com essa ação, o Governo de Prudente pretende mobilizar as secretarias municipais, para se prepararem para um período de intensificação do controle da dengue com a chegada do verão e chuvas constantes, inicia um período critico de proliferação da dengue.

“Nosso objetivo é a união de forças entre as secretarias com ações que se completam no controle da dengue”, disse a educadora. A mobilização contra dengue envolve ainda todas as secretarias municipais além da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento).

“Trata-se de uma doença que prolifera muito rapidamente, o momento de fazer a prevenção é agora. Por isso, a intenção é agregar através da união de forças entre VEM e Seplan, para que os fiscais possam dentro rotina essa intensificação para ajudar no trabalho na VEM informando os locais críticos”, detalha a educadora.