O prefeito Nelson Bugalho recebeu nesta quinta-feira (09/07), no Gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’, o presidente da Associação das Academias do Oeste Paulista, Nelson Morimoto, além de demais integrantes do órgão e proprietários de academias.

A reunião tratou sobre a possível abertura dos espaços voltados à atividade física caso a região avance de fase no Plano São Paulo, cuja classificação, assim como as regras, é determinada pelo Governo Estadual, cabendo aos gestores municipais apenas adotar medidas mais restritivas e não permissivas.

Segundo Morimoto, a reunião foi produtiva e, além de o prefeito se mostrar disposto a ajudar a Associação das Academias no que for possível, ele deixou um canal aberto de comunicação entre o órgão e o Governo Municipal. “Há uma expectativa de que a região saia da fase vermelha e a intenção, através de diálogo com o Governo do Estado, é conseguir a inclusão da atividade física como essencial para que consigamos a liberação das academias”, pontuou.

O presidente da Associação disse ainda que a proposta de incluir a atividade física como essencial é embasada em estudos que comprovam que a prática da mesma contribui em melhoras à saúde e, consequentemente, melhora na qualidade de vida. “Há também o lado financeiro, porque as academias precisam sobreviver. Estamos tentando equalizar tudo isso para que possamos voltar com as atividades físicas, isso dentro da lei e das regras municipais e estudais”, acrescentou.

Diante da expectativa de uma possível mudança de fase, o prefeito salientou que o Governo Estadual segue alterando algumas regras para cada uma das fases e, assim como os proprietários de academias, espera que a atividade física seja incluída como essencial, o que permitiria o funcionamento das academias.

“Caso mudemos de fase, seja ela qual for, temos que adotar medidas com responsabilidade e não como aconteceu anteriormente [quando Prudente esteve na fase amarela] que as pessoas lotaram o calçadão. Reuniremos as associações responsáveis para que sejam mais exigentes com os consumidores e clientes para garantirmos uma situação mais controlada, até mesmo para que não haja reflexo negativo nos hospitais”, relatou o prefeito.

Conforme Bugalho, a ideia de adotar medidas mais rígidas é para que a região continue avançando no Plano São Paulo e atinja a fase amarela, tida como ‘flexibilização’. “Caso isso aconteça, as academias podem atuar de forma mais segura [segundo antecipação do Governo do Estado]”, disse, garantindo que tudo que a lei permitir que seja feito, a Prefeitura fará.

A reunião contou ainda com a presença do chefe de Gabinete, Francisco Batista Leopoldo Júnior, do titular da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Prudente) e com o médico esportista da pasta, Claudinei Quirino e Breno Casari, respectivamente, do deputado estadual Ed Thomas, e do representante do também deputado estadual Mauro Bragato, Edson Portella.