Neste sábado (20), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, realiza a primeira edição do ‘Festival Paralímpico 2023’ em Presidente Prudente. O evento também será realizado em outros 118 núcleos do país.
Este ano, de maneira inédita, o festival ocorrerá em duas etapas, sendo que a primeira delas será neste sábado (20), das 8h às 12h, e a segunda etapa será no dia 23 de setembro, ambas no parque de Uso Múltiplo (PUM).
Nesta edição, participarão crianças com e sem deficiência da rede municipal e das entidades, de 7 a 17 anos, que irão contemplar quatro modalidades, sendo elas: esgrima em cadeira de rodas, parabadminton, bocha adaptada e atletismo.
As inscrições estarão abertas até sábado, no dia do festival. E para participar, basta acessar o formulário online https://forms.gle/NjRRmY3UsTQ8B6y36.
Também estão presentes na organização, a Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, junto com o centro de Referência Paralímpico de Presidente Prudente, a Associação Paradesportiva Oeste Paulista (APOP) e os demais parceiros envolvidos.
Mais sobre o evento
Em março, o Comitê divulgou os núcleos selecionados para o Festival. Todas as 27 unidades federativas do Brasil - 26 estados e o Distrito Federal - receberão o Festival em 2023.
A iniciativa promoverá uma experimentação esportiva, na qual os participantes poderão praticar atividades que simulam modalidades paralímpicas, de maneira lúdica. A expectativa do CPB é reunir mais de 16 mil crianças e jovens, de 7 a 17 anos, em todo o território nacional. Deste público, 80% serão formados por pessoas com deficiências física, visual e/ou intelectual, e os outros 20% dos inscritos serão de pessoas sem deficiências.
Dos núcleos selecionados, alguns são Centros de Referência, projeto que faz parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
Fonte: Secretaria de Comunicação