A ‘Força-tarefa para enfrentamento da cárie no município de Presidente Prudente’ concluiu o primeiro semestre de 2024 com 345 crianças atendidas e 752 dentes restaurados com a utilização do Tratamento Restaurador Atraumático (ART), sem o uso do “motorzinho”. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Presidente Prudente, por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e o curso de odontologia da Unoeste.

A supervisora de Saúde Bucal da Sesau, Juliane Húngaro, informa que o programa será retomado no segundo semestre para contemplar novas unidades escolares da rede municipal: EM Catarina Martins Artero, EM Francisca Góes Brandão, EM Antônio Moreira Lima e EM Maria do Socorro Brito de Almeida.

Conforme o relatório da Sesau, no mês de junho, foram finalizadas as ações deste primeiro semestre, com ações de atendimento odontológico curativo nas escolas EM Alayde Tortorella de Faria Motta, EM Rui Berbert, EM Emílio Becker e EM Rotaniano Zacarias.

Húngaro explica que a utilização do método do Tratamento Restaurador Atraumático (ART), sem o uso do “motorzinho”, diminui o medo da criança e a ansiedade comum causada pelo ambiente do consultório odontológico. Com esse tratamento, a evolução da cárie é paralisada, o que reduz a necessidade de extrações e procedimentos mais complexos, como a realização do canal, por exemplo”.

No ambiente escolar, com os instrumentos levados pelas equipes, é possível realizar a curetagem do dente e concretizar a restauração definitiva. Caso a equipe da odontologia identifique uma lesão mais grave, que são seja possível realizar o procedimento durante o mutirão, a criança será encaminhada para a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A equipe reforça que os procedimentos são realizados com autorização prévia dos responsáveis, enviadas pela escola com antecedência.