A prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Inovação), entregou na última semana à prefeitura de Nantes, um sistema de automação, denominado “ePets”, para cadastramento de tutores e seus pets, que atende ao Projeto de Lei 800/21 do estado de São Paulo.

Segundo a Setec, o projeto dispõe sobre a obrigatoriedade de implantação, em todo o estado, de microchips para a identificação de cães e gatos domésticos. Ainda de acordo com a Setec, nesse microchip subcutâneo irá conter informações essenciais para a identificação dos pets. Os municípios terão pouco mais de 30 meses (36) da vigência desta lei, para a implantação do microchip subcutâneo.

A prefeitura de Prudente, por meio da Setec, que já possui o sistema de cadastramento, cedeu para o município de Nantes o sistema de microchip. Para o secretário de Tecnologia de Prudente, Helton Sapia, a colaboração entre prefeituras nas demandas que surgem no dia a dia é muito importante.

“Diariamente surgem novas demandas que devemos atender, seja por atualização da legislação ou ainda para acompanhar inovações no atendimento à população. E seguindo nessa linha, a colaboração entre as prefeituras é muito importante, pois podemos economizar tempo e evitar erros. O sistema ePets nasceu da experiência do município em realizar o cadastramento dos animais chipados, por meio do desenvolvimento de equipe da Setec. Nós cedemos o sistema de cadastramento para o município de Nantes, sem custo algum”, ressaltou o secretário.

Cadastramento

Ainda de acordo com a Setec, os dados para cadastramento e gestão conforme exigido pela lei, deve conter a identificação do seu proprietário ou responsável, com CPF, número de telefone para contato, o nome, a raça do animal e sua data de nascimento, juntamente com a indicação das vacinas já aplicadas. Na aplicação subcutânea do microchip, é cadastrado um código com uma sequência, preferencialmente alfanumérica, única e inconfundível, capaz de particularizar cada animal.