O prefeito Ed Thomas participou na manhã desta sexta-feira (25/03) do encontro sobre Inovação Tecnológica e Soluções para Desafios para o município e o desafio ‘Inundação do Parque do Povo’. O evento foi organizado pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Presidente Prudente (AEAAPP), em parceria com a Associação dos Amigos do Parque do Povo e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP).

Ed Thomas falou da importância do encontro para reunir ideias e para trazer inovações para o município através desta união entre poder público e instituições representativas. “Precisamos buscar soluções com expertise e sabedoria através de um olhar diferenciado para nossa cidade”, disse.

De acordo com o presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese, a intenção é promover um debate sobre os desafios da cidade, trazendo ideias de lugares onde já foram solucionados problemas parecidos. Na reunião, esteve presente o prefeito Felício Ramuth de São José dos Campos, que tem a certificação de cidade inteligente. "Queremos formatar um projeto para estimular a população para que possa propor soluções inovadoras”, disse Ramuth.

De acordo com a engenheira inspetora do Crea, Maria Constantino, a associação Amigos do Parque abordou a questão das enchentes no parque do povo, que ocorre há muitos anos e que tem difícil solução. “A Associação dos Engenheiros, com apoio do Crea São Paulo, toparam o desafio de criar uma premiação incentivando os alunos de todas universidades da região a criarem trabalhos com foco na cidade. É um estímulo para fazer um laboratório de inovação e trazer novas ideias. No final haverá premiação no valor de até R$ 30 mil. O Crea disponibilizará um Coworking para dar apoio e orientação técnica”, explicou.

A programação do evento contou ainda com a apresentação do case do Parque Tecnológico de São José dos Campos, apresentado pelo prefeito Felício Ramuth. Houve apresentação do projeto de Hub de Inovação, com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Presidente Prudente (AEAAPP), e engenheiro Vinicius Marchese, presidente do Crea-SP.