Presidente Prudente figura mais uma vez entre as 100 cidades inteligentes do Brasil, conforme os dados divulgados pelo ranking de 2022 do Connected Smart Cities. Com 29.625 pontos, o município ocupa a 93ª posição no ranking nacional. Considerando somente a região sudeste, Prudente ostenta a 54ª colocação.

Dentre os 645 municípios do estado de São Paulo, a capital regional é a 34ª no ranking das cidades inteligentes. Na categoria dos municípios com população entre 100 e 500 mil habitantes, Prudente é a 34ª no estado e a 50ª no Brasil.

Como parâmetros de análise, são levados em consideração dez quesitos, analisados e comparados entre os 5.568 municípios do país. Presidente Prudente figura entre os 100 melhores em dois aspectos: Meio Ambiente e Saúde.

Em relação ao Meio Ambiente, Prudente ocupa a 51ª posição a nível nacional, com 4.877 pontos. Em comparação ao ano de 2021, houve uma evolução considerável, quando a cidade ocupava a 60ª posição no país, com 4.691 pontos.

Conforme informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea), a expectativa para 2023 é evoluir, já que novas políticas e ações estão sendo implantadas, como a ampliação da coleta seletiva por meio da Cooperlix, as licitações dos resíduos sólidos e volumosos em fases finais e os atendimentos das solicitações via 156.

Também em 2022, pela Semea, Presidente Prudente recebeu o Selo Verde/Azul, ocupando a 45ª posição dentre as 80 cidades do estado de São Paulo, além de ser condecorada com o Prêmio Governador Franco Montoro, pela 2ª vez, como o município mais bem colocado da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema.

Considerando as ações realizadas por meio da Saúde em 2021, também houve uma evolução tanto em pontos quanto na colocação, passando da 100º e 3.365 pontos para 65º posição e 4.737 pontos em 2022. Dentre os aspectos avaliados, estão despesas com saúde, médicos por habitantes, dentre outros.

Em agosto de 2022, o município recebeu a equipe do Ministério da Saúde, que compareceu para parabenizar pessoalmente a cidade pelo 2º lugar no ranking nacional de desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS) entre as cidades de grande porte, serviço prestado por meio das Estratégias de Saúde da Família, conforme o monitoramento divulgado pelo Ministério da Saúde, através do Previne Brasil.

O município conseguiu um bom desempenho no primeiro quadrimestre de 2022, com destaque nos indicadores de pré-natal, saúde bucal da gestante e cobertura vacinal. Entre as ações desenvolvidas, destacam-se o prontuário digital integrado, o acompanhamento das gestantes e as ações de vacinação, como o Vacina Fest, além do Boa Noite Saúde, que abre as portas das ESFs no período noturno.